Desde março de 2020, quando o Brasil declarou a transmissão comunitária pelo novo coronavírus no país, muitas empresas fecharam suas portas e adotaram o trabalho em home office. Surgia aí um grande desafio para o mercado, preservar a saúde de seus trabalhadores e, ao mesmo tempo, mantê-los engajados em suas tarefas.
Algumas empresas agiram rapidamente, desenvolveram novos processos e conseguiram se destacar mesmo em meio a tantas incertezas. Este é o caso da Uninter, que no início deste mês, recebeu o selo de certificação do Great Place to Work (GPTW).
A certificação tem como propósito reconhecer se empresas possuem um ambiente considerado de excelência para se trabalhar, validando as ações de engajamento junto aos colaboradores. O GPTW é realizado anualmente em mais de 90 países e leva em consideração inúmeros critérios de análise, como o nível de confiança dos funcionários, oportunidades de desenvolvimento profissional, respeito, diversidade, boas práticas culturais, entre outros aspectos.
Na Uninter, a pesquisa foi respondida por mais de 1.200 colaboradores, onde obteve 86% de satisfação geral.
Ter uma cultura organizacional que coloca os colaboradores na condição de protagonistas, somado a paixão por transformar pessoas através da educação, foram os pilares dessa conquista, segundo o gerente de Gestão de Pessoas da Uninter, Joel Ziemann Ferruci.
“Este selo representa muito a todos nós. Temos orgulho, principalmente, pelo fato dos nossos colaboradores aprovarem as práticas de gestão de pessoas e a cultura organizacional, onde colocamos o ser humano no centro de tudo. O nosso compromisso é propiciar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo, diverso e com oportunidades de crescimento”, afirma Ferruci.
Engajamento a distância
Desde o início das atividades em teletrabalho, a Uninter disponibilizou todos os recursos necessários para que 100% de sua equipe realizasse o trabalho de suas casas, com total conforto e segurança. Ainda segundo Ferruci, todos os benefícios e ajudas de custos que recebiam no trabalho presencial foram mantidos.
Um amplo e eficaz processo de comunicação foi estruturado, mantendo clareza e objetividade entre as equipes. Em 17 meses de trabalho remoto, reuniões e encontros virtuais periódicos tem sido o centro desta comunicação eficaz. Institucionalmente mais de 30 lives foram realizadas, mantendo os colaboradores informados e atualizados.
O cuidado com a saúde também foi priorizado. “Intensificamos ações para cuidar e tratar da saúde emocional, tão prejudicada nesses meses de pandemia. Disponibilizamos atenção especial a todos os colaboradores acometidos pela covid-19, com suporte de médicos especializados e técnicos de enfermagem. Adotamos protocolos rigorosos e eficazes em todas as nossas unidades e campi, visando sempre o bem-estar dos colaboradores, alunos e parceiros”, conclui o gerente.
Sobre a Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores grupos do segmento educacional e é uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil estudantes ativos nos mais de 700 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial, a distância, e telepresencial – inovadora metodologia onde os alunos acompanham as aulas e atividades ao vivo de suas próprias casas. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. Para saber mais acesse uninter.com