Nem sempre as propriedades físicas e mecânicas dos metais estão prontas para serem utilizadas. Por isso, é fundamental que elas passem por um tratamento para que possam ser trabalhadas com praticidade e eficiência. Esse processo pode ser executado por meio de aquecimento e resfriamento das peças, alterando o formato e as particularidades para que elas desempenhem uma função específica.
As alterações das características dos metais ocorrem conforme a composição de cada um e, por essa razão, foram criadas várias técnicas e processos com o objetivo de mudar esses itens que são considerados fundamentais para a indústria.
Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes como funciona o tratamento térmico em aços e quais são os seus principais benefícios. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.
O que é o tratamento térmico em aços?
Você já se perguntou por que as engrenagens de um automóvel podem funcionar durante anos sem quebrar? Isso ocorre porque houve mudanças na composição e nas propriedades que pertencem ao veículo. Esse processo é conhecido como tratamento térmico e mecânico. Nele, é alterada a estrutura do metal para atender as necessidades da sua aplicação.
A principal proposta do tratamento de metal é aumentar a resistência do material para vários fins, entre os quais: corte a laser, potencializar a tenacidade e diminuir a sua dureza.
Geralmente, os tratamentos de metais mais comuns são: melhora da resistência mecânica, retirada de gases e tensões de tratamentos mecânicos a quente ou a frio, exclusão de efeitos de tratamentos mecânicos ou térmicos aos quais o material foi previamente submetido; aumento da usinabilidade e alteração das propriedades mecânicas (resistência e ductilidade).
A lista ainda tem mudanças nas particularidades elétricas e magnéticas; mudanças nas características elétricas e magnéticas, além de alteração da textura bruta de fusão.
Sem dúvidas, o aço é um dos melhores materiais para lidar com tratamentos térmicos, pois ele consegue se aproximar das propriedades que são exigidas. Ele é um dos itens mais requisitados do mercado.
Quais são os benefícios do tratamento térmico em aços?
Os tratamentos de metais trazem vários benefícios para as peças.
- Aumento da resistência à deformação e ao empenamento;
- Melhora da usinabilidade;
- Melhora da conformabilidade dos materiais;
- Restauram a ductilidade depois do resfriamento da peça.
Os tratamentos de metais são essenciais para que a peça metálica da indústria funcione sem problemas. As novas descobertas nesse setor fazem com que os procedimentos ganhem mais eficiência e credibilidade, garantindo mais durabilidade e qualidade dos equipamentos.
Quais são os principais tratamentos de metais?
O mais interessante é que existem vários tipos de tratamentos de metais. A têmpera, por exemplo, é desenvolvida em diversas temperaturas. O principal objetivo é aquecer o metal para organizar os cristais na fase que é denominada de austenitização. Depois, é executado o resfriamento brusco, que pode ser feito em água ou em óleo, para atingir a estrutura martensita. O procedimento melhora a dureza e a resistência do aço.
Já a normalização tem como objetivo melhorar a usinagem da usinagem das peças. A solubilização faz com que os metais sejam aquecidos até que ocorra o dissolvimento de um ou mais elementos da liga. O endurecimento de metais aperfeiçoa o material e a resistência ao desgaste.
Nunca é demais lembrar que o tratamento térmico não pode ser feito de qualquer forma. É necessário contar com empresas especializadas no assunto, como a Braniva.
Após descobrir as principais informações sobre o tratamento térmico em aços, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para o desenvolvimento da sua empresa.