Empresas, como a Nordeste Marketing, têm assumido o protagonismo na promoção de ações na região, além da geração de oportunidades de trabalho
Conhecer novos produtos, degustar alimentos e vivenciar atividades promocionais de marcas consolidadas. Essas são algumas das ações desenvolvidas por meio do trade marketing, estratégia cada vez mais utilizada pelas grandes indústrias e varejistas, com foco em analisar o comportamento dos consumidores e potencializar suas vendas.
Além disso, outro ponto de destaque do trade marketing está acontecendo a partir da geração de renda. Exemplo disso é o constatado pela Nordeste Marketing, empresa referência na prestação desse serviço na região Norte e Nordeste. Entre os anos de 2006 e 2022, a empresa cresceu em mais de 100% o número de clientes, e consequentemente, ampliou seus colaboradores parceiros.
Para a especialista em planejamento, gestão organizacional e branding, Manuela Gentil, sócia da Nordeste Marketing, isso tem acontecido diante do notável retorno obtido em vendas por parte dos grupos varejistas e industriais. “Com baixo investimento para um grande resultado na ponta, as empresas estão entendendo o funcionamento lógico das ações nos Pontos de Vendas. Com isso, a gente tem crescido consideravelmente nossa área de atuação”, destaca.
No que se refere ao mercado de trabalho e geração de oportunidades, o trade marketing também assume um grande protagonismo, principalmente com o público feminino. Segundo a especialista em propaganda, marketing e branding, Ágatha Lima, também sócia da Nordeste Marketing, 95% das ações da empresa são realizadas por mulheres, dessas, 90% são mães. “Esses números nos alegram muito, por saber que nossa área de atuação ajuda mulheres que buscam autonomia financeira e independência”, comemora.
O Trade Marketing apresenta vários benefícios para o mercado das indústrias e varejos. São eles: Vantagens competitivas diante o concorrente, estreitar o relacionamento com o consumidor, oportunidade do cliente provar o produto antes da compra, aumento da previsibilidade sobre o cliente final, ampliação do ticket médio, e muito mais.
Para que uma ação de trade marketing seja efetiva, eficaz e traga o retorno esperado, é essencial um bom planejamento e uma continuidade e constância das ações nos pontos de venda.