Tipos de danos aos pneus que você deve conhecer

Tipos de danos aos pneus que você deve conhecer

Conheça os tipos de danos aos pneus que podem ocorrer nos pneus do seu veículo e como identificá-los e protegê-los.

Você pode se surpreender ao descobrir que existem cinco tipos diferentes de danos aos pneus. Este artigo analisa cada tipo e fornece conselhos sobre como reconhecer e lidar com problemas de danos aos pneus à medida que eles aparecem. Para que ao comprar pneus novos, nesse caso, recomendamos a loja Griffe, já tenha em mente os cuidados necessários para prolongar a durabilidade dos mesmos.

Principais tipos de danos aos pneus que você deve conhecer

A seguir, os principais danos causados aos pneus e como evitá-los:

1. Desgaste regular

O primeiro tipo de dano ao pneu é o desgaste regular. Por isso é importante fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 km. Não há garantia de quanto tempo seus pneus vão durar, porque cada pneu, veículo e motorista são diferentes, mas cinco anos é uma aposta segura.

2. Cortes e perfurações

Seus pneus são suscetíveis a cortes e perfurações de detritos da estrada. Pedras e vidros nem sempre podem causar um furo, mas é uma boa ideia verificar o pneu se houver danos visíveis na superfície devido a detritos da estrada.

Furos são bastante comuns e você pode ter detritos, como um prego ou parafuso, embutidos em seu pneu por algum tempo antes de perceber. Se o seu pneu estiver constantemente perdendo pressão de ar, há uma boa chance de você ter coletado detritos, que furaram seu pneu.

Se você tiver um pneu furado, não dirija com ele, pois isso pode causar danos permanentes, exigindo a substituição.

Se o dano estiver apenas na banda de rodagem (em vez da parede lateral do pneu) e for mínimo, o dano deve ser reparável. Procure por um Auto-Center ou borracharia que ofereça serviços de reparação de pneus, mas se pretender reparar o furo, certifique-se de que é aplicado o adesivo no interior do pneu, nunca no exterior.

3. Danos por impacto

Você pode detectar danos de impacto pela protuberância característica que pode ver em seu pneu. Os danos de impacto são geralmente causados ​​por buracos, batidas em um meio-fio ou uma lombada. A protuberância enfraquece o pneu e aumenta a probabilidade de falha do pneu.

Os danos de impacto geralmente podem ser evitados mantendo os olhos abertos para buracos, dirigindo com cautela e evitando objetos salientes, como meio-fio.

Cuidados para evitar danos nos pneus

Confira quais os cuidados para evitar danos nos pneus:

Inspeções diárias

Você pode inspecionar seus pneus diariamente. Procure por qualquer dano ou desgaste excessivo do pneu. Se visualizar algum metal passando pela borracha, você tem um pneu perigoso que precisa ser substituído imediatamente.

Verificação da pressão do ar

Verifique a pressão do ar antes de dirigir, ou pelo menos três horas depois de dirigir. Anexar um medidor de pressão para a válvula do seu pneu para ler a pressão, o que pode ser feito em postos de gasolina, borracharias e oficinas mecânicas. Procure no manual do proprietário ou no adesivo na porta do lado do motorista para encontrar a pressão dos pneus necessária para o seu veículo.

Se a pressão estiver abaixo do recomendado, você deve completar os pneus. Se estiver muito alto, você deve liberar um pouco de ar dos pneus.

Balanceamento e alinhamento

O balanceamento das rodas deve ser realizado sempre que for trocar os pneus por novos ou fazer rodízios, também quando verificar vibrações estranhas na direção. O alinhamento deve ser realizado a cada 6 meses para garantir a segurança na direção, evitando acidentes e danos ao veículo.

Sempre visite uma oficina confiável e procure ajuda de um especialista quando notar problemas na direção ou pneus.