Organizações tem o objetivo de construir pontes de relacionamento por meio do design “Design for a better life and world”
Milão, junho de 2022 – A semana de Design de Milão começou e pela segunda vez, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento, Sustainable Design Lab, está presente. Sabemos que o design é uma ferramenta poderosa de movimento social e econômico e parte da essência de estabelecer as bases estratégicas para o desenvolvimento de qualquer projeto. Além disso, a proposta de design é de sempre buscar a função e objetivos de cada projeto, por meio de um processo sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico, impactando de maneira positiva a maior quantidade de pessoas possível.
Pensando no desafio de estabelecer um modelo estratégico para desenvolvimento de produtos e serviços, o Beyond África Group, que tem o objetivo de construir pontes de relacionamento, e o Sustainable Design Lab, firmaram essa parceria em Milão, lançando o movimento “Design for a better life and world”, com a missão de possibilitar a integração da cultura e do design em busca de soluções práticas, mas respeitando os aspectos políticos, sociais e econômicos.
“A comunicação entre os dois grupos está sendo facilitado por mim e pelos integrantes dos grupos que mantém as origens no Brasil. Queremos ampliar o relacionamento entre essas diversas nações, diminuir as distâncias e buscar soluções e oportunidades em todos os aspectos da sustentabilidade: ambiental, social e econômica”, afirma Paulo Pan, co-fundador do Sustainable Design Lab e fundador do Beyond Africa Group.
A conexão já está rendendo frutos e pode ser vista em um evento durante a MILAN DESIGN WEEK. “Foi possível integrar a conexão cultural na composição de um ambiente com objetos e peças exclusivas do artesanato da região africana. Uma experiência prática da proposta de associar o design e a cultura de regiões longínquas e improváveis”, explica Ricardo Antônio, co-fundador do Sustainable Design Lab e designer responsável pelas peças, que teve coautoria de Rosalie e Veronique, responsáveis pelo Beyond Africa Group de Camarões.
Um dos objetivos da parceria é criar o “Cameroon Design Lab”, podendo se estender para todo o continente, possibilitando o intercambio entre artesãos, designers e a cultura local, por meio de workshops e desenvolvimento de projetos conjuntos em diversas áreas, associando a experiência do Beyond África Group no continente africano e do Sustainable Design Lab, focado em design sustentável, economia criativa e impacto social.
Ricardo ainda complementa que possibilitar a integração da riqueza cultural de uma região ao mundo do design italiano é a principal maneira de demonstrar a capacidade transformadora do design.
Para Veronique e Rosalie, responsáveis pelo Beyond Africa Group de Camarões, utilizar o design para conectar culturas e regiões tão distantes é uma forma extraordinária para construir essas pontes e oportunidades. “Tenho certeza que todos os lados tem muito a oferecer”, comentam.
Para finalizar, Paulo diz ser um privilégio poder participar desse movimento dentro de todo o contexto “Conhecendo e participando efetivamente dos dois grupos, fica clara a riqueza e os resultados positivos dessa conexão”, finaliza Paulo Pan.
Sobre a Beyond África Group
O Beyond África Group é a união de empresas que conta com diversas especialidades, buscando unir a experiência adquirida ao longo de 15 anos de projetos de desenvolvimento social e econômico no continente africano. O grupo é composto pelas seguintes empresas: Paulo Pan Business Consulting, Paulo Pan Sports, Pan African Movement, Baobá Digital, Health Control Assistant, ABN Advogados e Sustainable Design Lab. Além disso, foi desenvolvido pelo fundador o programa PAN AFRICAN MOVEMENT: sports & education for everybody, anywhere. A Iniciativa global reúne entidades do Brasil e da África para transformar a realidade social de crianças e adolescentes pelo esporte. O movimento recebe o apoio da UNESCO.
Sobre Sustainable Design Lab:
É uma organização sem fins lucrativos baseada em Milão, focada em soluções de economia criativa e projetos de design sustentável, que promovam um impacto social positivo. Os co-fundadores são Ricardo Antonio, designer e diretor de arte, Paulo Pan, empresário e ativista social, Dimas de oliveira, cientista político, escritor. Nascidos no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, Brasil.