Supermercados devem contratar mais até o final do ano

Supermercados devem contratar mais até o final do ano

Todos sabem que hoje o Brasil vive um momento muito complicado quando o assunto é trabalho. Temos hoje mais de 10 milhões de pessoas sem ter onde trabalhar, e consequentemente temos mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome no Brasil. 

Existem muitos motivos do porque o desemprego está na situação que está, que passa pela pandemia, administração do país e muitos outros fatores. Mas o fato é que existem hoje diversas pessoas só esperando por uma oportunidade de trabalhar.

Muitos setores que antes empregavam muitas pessoas precisam abaixar o número de colaboradores, o que fez com que muitas vagas ficassem na espera, isso porque esses lugares depois voltariam a contratar.

Um bom exemplo disso são os supermercados, que sempre foram famosos por ter um número bem alto de funcionários, teve que lidar com a pandemia reduzindo consideravelmente as suas equipes.

Mas hoje, com a pandemia sob controle, a economia voltando a girar, a demanda dentro dos mercados tem aumentado, o que tem feito com que esses lugares voltassem a cogitar a contratação de novos funcionários. 

Existem 3 fatores principais que vão fazer com que os mercados voltem a contratar, e que faça crescer ainda mais o número de vagas para esse tipo de estabelecimento. 

O pós pandemia

O pós pandemia é o primeiro fator que vai fazer com que as pessoas passem a ir mais para o supermercado, e faz com que elas voltem a gastar mais e consequentemente exige que o mercado trabalhe mais.

E não estamos falando de caixas e repositores apenas, estamos falando do pessoal da logística. Se o aumento nas compras acontece, a empresa tem que lidar com o fornecimento de mais produtos, com controle de estoque para que tenham sempre produtos a disposição.  

E nesse caso é preciso dizer que isso vai fazer com que mais empregos ainda se criem fora dos mercados. Se os fornecedores vão trabalhar mais, mudanças vão acontecer lá também, é como se fosse uma onda, que vai atingindo positivamente todos em volta. 

Essas vagas novas vêm pra ficar uma vez que não é visto como uma onda, e sim como algo fixo esse aumento de fluxo que está para vir, que é uma resposta natural ao mundo voltando ao normal depois de tanta coisa pelo qual a humanidade passou. Mas existem ainda mais dois fatores que vão fazer a diferença nessa hora. 

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo já está entre nós e vai arrastar milhões de pessoas que vão para os mercados para poder abastecer a geladeira de bebidas e também de petiscos. As pessoas querem é claro ver os jogos e torcer pelo brasil, mas isso acontece em um clima de muita festa que só o brasileiro sabe fazer. 

Especificamente em véspera de dia de jogo e no dia em si de cada jogo, os supermercados vão lotar, e praticamente não vai sobrar lugar para ninguém nem circular, o que mostra que mais do que nunca os mercados vão ter que mostrar serviço e também jogo de cintura. 

Por mais que as pessoas pudessem se organizar com antecedência, não tendem a ser o que acontece, todos sempre deixam tudo para a última hora, e assim o mercado vai ter que se preparar tendo mais funcionários. 

E claro, pode acontecer desses funcionários sejam contratados como temporários, já que a copa dura apenas 1 mês, mas temos que nos lembrar que esse também não é por último fato que vai fazer com que os mercados contratem, existe ainda um outro motivo bem famoso e que esse ano vai vir praticamente grudado na Copa do Mundo. 

O Natal

Por fim, vamos falar do motivo que realmente faz com que o mercado contrate, mas durante um período do ano, o período mais lucrativo para todos os comércios, o natal. E podemos afirmar totalmente que esse natal que está por vir vai ser totalmente diferente dos últimos 2 que tivemos.

O primeiro natal pós pandemia, o natal com todos vacinados e podendo se reunir, e finalmente ter aquele momento mágico de família. As reuniões familiares vão aumentar o que significa que as compras de natal vão aumentar muito também, então os mercados vão ter que aguentar o fluxo.

E como dito, vão ter que fazer isso logo depois de lidarem com a copa do mundo, que acaba justamente em dezembro. Dessa forma, sem descanso, o mercado não vai poder liberar qualquer funcionário contratado para a copa, isso porque a correria que vai começar por agora só vai terminar em janeiro.

Em resumo, se você está procurando por uma oportunidade de trabalho, pode ser que você consiga finalmente em um mercado, porque como vimos, a correria para eles vai ser intensa daqui para frente, e eles certamente vão precisar de novas pessoas ali para ajudarem a dar conta de tudo isso.