[dropcap]M[/dropcap]esmo em tempos de crise, o setor de e-commerce registrou em 2015 uma alta de 15,3% movimentando assim 41,3 bilhões, com o crescimento desse tipo de comércio, crescem também as fraudes, segundo a Serasa Experian a cada 16,0 segundos acontece uma tentativa de fraude no e-commerce.
Uma das ferramentas para evitar fraudes, golpes e até mesmo que o usuário acabe infectado por vírus que podem roubar suas senhas é o certificado SSL que nada mais é do que um padrão global em tecnologia de segurança, que garante que seus dados (criptografados) só serão entregues ao servidor.
Mas agora, uma equipe de super potências da internet se uniu para fornecer SSL grátis, automático e com autoridade de certificação aberta.
SSL Grátis
É o que promete o Let’s Encrypt desenvolvido pelo Internet Security Research Group (ISRG).
Os pincípios por trás do Let’s Encrypt são:
- Grátis: Qualquer um pode usar seu próprio domínio para obter um certificado verdadeiro sem custo.
- Automático: O software rodando em um servidor web, interage com o Let’s Encrypt e obtem de maneira indolor um certificado seguro, configura-o para uso e automáticamente cuida da renovação.
- Seguro: O Let’s Encrypt servirá como uma plataforma para promover as boas práticas de segurança TLS tanto do lado da AC (autoridade de certificação), quanto do lado dos usuários do site, ajudando a proteger suas informações.
- Transparente: Todos os certificados emitidos ou revogados são públicos e estão disponíveis para qualquer um inspecionar.
- Aberto: Os protocolos de emissão e renovação serão publicados num padrão aberto para que outros possam adotar.
- Cooperativo: Muito parecido com os protocolos de internet subjacentes, Let’s Encrypt é um esforço conjunto para beneficiar a comunidade, além do controle de qualquer organização.