Secretário Juvir Costella quer união de esforços para avançar em investimentos

Secretário Juvir Costella quer união de esforços para avançar em investimentos

O governo deve apresentar novidades em breve para atrair, cada vez mais, empreendedores e investidores para o Estado, disse Costella.

O secretário de Logística e Transportes do Governo do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, participou, nesta quinta-feira, 26, da 27ª edição da LIDE Live promovida pelo LIDE RS. Durante a transmissão on-line o secretário apresentou aos empresários os projetos da SELT em andamento, apontando as principais realizações de sua pasta que fizeram o Estado avançar em resultados, trazendo de volta a possibilidade de o Rio Grande voltar a investir.

“Após de um ano de pandemia conseguimos anunciar o investimento de R$ 1.3 bilhão em estradas estaduais, dando perspectivas de mais desenvolvimento às comunidades de vários municípios”, afirmou Costella. Em conjunto com os municípios, foi lançado recentemente um programa cujo principal objetivo é a melhoria da infraestrutura rodoviária para o escoamento da produção, mas também como incentivo ao turismo.

“Avançamos muito ao incentivar os acessos municipais com participação da iniciativa privada”, disse Costella, adiantando que no decorrer do mês de setembro será lançado edital de mais de R$ 30 milhões para que a inciativa privada apresente projetos de investimentos. Para ele, é muito importante a participação das empresas neste processo “exatamente por sua de agilidade na contratação e execução das obras, sempre com notável redução de custos. Há que se dizer que novidades positivas virão por aí”, adiantou.

O secretário assinalou que “toda a obra que iniciarmos, vamos concluir. Não haverá obra paralisada. Elas terão começo, meio e fim”. Segundo ele, obras que estavam paradas há mais de 20 foram reiniciadas. “É um desperdício de dinheiro público que não podemos aceitar”, destacou.

Costella falou sobre a importância das parcerias relativas aos aeroportos que já contabilizam 15 voos regionais, e referiu também o Porto de Rio Grande que, com a parceria do governo federal, aumentou sua capacidade de receber embarcações.

Atuando como coordenador no debate o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, ressaltou a questão da competitividade, uma das principais pautas da entidade. Em sua opinião, ela poderá ser resgatada no Estado, colocando o Rio Grande do Sul em uma posição melhor no ranking do CLP. “Hoje vemos que as coisas estão evoluindo no sentido de  elevar nossa expectativa neste sentido”, observou Fernandez.

O secretário entende que é possível mudar este quadro com o novo cenário de multimodalidade. “É fundamental a integração entre os modais e com a participação da iniciativa privada em nossos projetos facilmente vamos mudar o ranking da competitividade, trazendo o nosso Estado para uma situação mais confortável”, concluiu.

Sobre o LIDE RS

O Grupo de Líderes Empresariais – LIDE (www.lidebr.com.br), que hoje conta com mais de 2.000 empresas filiadas no Brasil e no Exterior, é uma associação de empresários que objetiva incentivar e promover o relacionamento e os princípios éticos de governança e respeito ao meio ambiente no Brasil. Fundado em São Paulo, o LIDE expandiu sua iniciativa na região Sul, nos estados de SP, MG, RJ, DF, BH, GO, AM, CE, PE, PR, BA, GO, SC e em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, México, Alemanha, Itália, Portugal, Suíça, Mônaco, Angola, Marrocos, Moçambique e China. Sua é missão estimular a integração entre lideranças empresariais, empresas privadas e organizações públicas gerando conteúdo comprometido com a livre iniciativa, o Estado de Direito e o progresso.

Martha Becker Connections
Daniel Rodrigues
daniel@marthabecker.com.br
Fone/Whats: (51) 99979-0261