Saúde ao Próximo quer revolucionar a saúde no Brasil – trazendo assistência médica online e gratuita para quem não pode pagar

Saúde ao Próximo quer revolucionar a saúde no Brasil – trazendo assistência médica online e gratuita para quem não pode pagar

Quem tem passado por transtornos para arcar com os custos de um plano de saúde ou vem sofrendo com filas de espera e falta de estrutura para ser atendido pelo sistema público terá uma alternativa para receber assistência médica. O Saúde ao Próximo é uma iniciativa que surge para proporcionar acesso à saúde de forma gratuita e à distância para pessoas de baixa renda.

O processo acontece através do vínculo criado entre uma pessoa doadora e um paciente/beneficiado, que precisa se cadastrar na plataforma para que o serviço seja iniciado.

O Processo Para Usufruir

Próximo – no sistema identificado como “PROTEGIDO”, precisa se cadastrar no saudeaoproximo.com. Após o cadastro, tem seu perfil divulgado na página principal do site do Saúde ao Próximo, para que os possíveis patrocinadores (os chamados “ANJOS”) possam visualizar e escolher a quem ajudar. As informações do Protegido que ficarão públicas são apenas aquelas essenciais para dar conhecimento ao futuro Anjo a respeito de quem estará ajudando: nome, cidade e qual a necessidade de atendimento.

Gastos com saúde

Segundo reportagem realizada pelo Jornal O Tempo, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) se reuniu recentemente com associações de hospitais e planos de saúde para comunicar que a nova lei do piso da enfermagem vai gerar repasse de custos no setor, com possível impacto sobre o consumidor final. De acordo com os representantes das entidades que participaram da reunião, não há orçamento provisionado para que esses custos sejam absorvidos. Com isso, o repasse para as operadoras e para os consumidores será inevitável, segundo eles. Pelos cálculos levados à ANS, a estimativa é de que o impacto chegue a R$16 bilhões nos setores público e privado.

Em janeiro deste ano, a ANS também divulgou que o Brasil hoje conta com mais de 49 milhões de pessoas vinculadas a algum tipo de convênio médico. Esse dado confirma o interesse dos brasileiros no acesso à saúde suplementar. Os números demonstram que a saúde ainda é uma das principais preocupações dos brasileiros em meio às restrições financeiras. No entanto, diante das despesas diárias, arcar com um plano de saúde já não é uma realidade tão acessível e comum.

A situação se agrava ao analisar os atuais índices da fome no Brasil. De acordo com o projeto Vigisan (Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil), realizado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), o Brasil registrou um aumento de 63% nos índices de fome desde 2004, chegando a 33 milhões de pessoas sem ter o que comer.

É neste contexto que a iniciativa surge. Com a oferta de Saúde Online Gratuita, o Saúde ao Próximo busca revolucionar a assistência médica no Brasil e busca doadores para ajudar na empreitada.

Como funciona

Saúde ao Próximo

O compromisso selado pode ser mensal, semestral, anual ou durações pré-fixadas. É necessário que os beneficiados tenham uma renda mensal de até dois salários-mínimos para poder se inscrever e receber a assistência.

Assim que o auxílio é confirmado, o PROTEGIDO pode iniciar um atendimento médico online quando e onde quiser, depois de 7 dias da confirmação. A partir daí, o beneficiado pode começar seu atendimento pelo chat online ou por vídeo chamada diretamente pelo aplicativo ou via ligação 0800. Depois desta etapa, o paciente passa por uma triagem com enfermeiras especializadas e, caso seja necessário, é encaminhado a um médico que dará seguimento ao atendimento.

Criado no final de 2021, o Saúde ao Próximo surge em meio à pandemia de Covid-19, momento de destaque e enfoque na preservação da saúde. Não somente inserido em um contexto de alerta com questões sanitárias, o projeto também se forma com base no modelo de contato predominante da época: o online. A partir das necessidades e limitações impostas pela pandemia, a forma de atendimento à distância foi, gradativamente, deixando de ser uma adaptação para se tornar uma nova possibilidade por sua flexibilidade, comodismo e baixo custo. 

Por ser feito desta maneira, o estilo dos atendimentos é ideal para crianças, idosos, pacientes acamados, com dificuldades de locomoção e ou com doenças infecciosas, por evitar exposição, esforços e riscos desnecessários. Além disso, o modelo da videochamada permite que os pacientes não precisem gastar tempo e dinheiro com deslocamento, facilitando o encaixe na rotina.

Para solicitar o serviço, é necessário realizar o acesso ao site e clicar em “Preciso de Saúde”. Nesta aba, deverá ser feito o preenchimento do formulário disponibilizado com os dados do interessado que serão utilizados pela equipe da Saúde ao Próximo para direcionar o PROTEGIDO aos possíveis financiadores. Saúde Online Gratuita – Inscrição