Famoso em séries de televisão americana, o conceito aberto é cada vez mais usado na decoração e arquitetura brasileiras. Vem com a gente e descubra as possibilidades!
Espaços modernos e arejados, mais conhecidos como conceito aberto ou sem paredes, estão cada vez mais ganhando os clientes brasileiros. Não somente arquitetos e decoradores, mas a maioria das pessoas, quando vai adquirir um imóvel, opta por locais com ambientes conectados.
Inspirações vindas de séries e realities americanos, os ambientes conectados poupam espaço, aumentam o local e, é claro, também influenciam na incidência de luz natural e circulação de ar. Com a conta de luz cada dia mais alta, as duas últimas vantagens são perfeitas em nosso país tropical.
As salas de jantar podem ser conectadas a cozinhas, salas de estar e, é claro, até mesmo varandas. Perfeitas para unir o ambiente social ao gastronômico, deixam os encontros com os amigos e o dia a dia com a família mais integrado, com o espaço separado por mesa e cadeiras, televisão ou um aparador.
Vamos ver algumas ideias de salas de jantar conectadas?
Sala de jantar e TV
Esses dois ambientes costumam ser um único, divisão da antiga sala de estar. Mas que tal a ideia de ter a televisão separando os dois ambientes? Com a possibilidade de virar a tela para onde a família estiver, é uma solução perfeita para espaços pequenos.
Sala de jantar na cozinha
Outra ideia de sala de jantar integrada. Aqui, ela é continuidade da cozinha americana. Uma boa forma de cozinhar enquanto conversa com os amigos, essa possibilidade de conexão une ambientes e também pessoas.
Sala de jantar e estar
Muitas vezes, as duas já estão em uma mesma sala. Então, nada como usar as costas do sofá ou a própria mesa de jantar para separar os ambientes. Outra ideia é complementar o ambiente com tapetes na sala de estar. Além de darem um ar sofisticado ao local, eles também ajudam a dividir os espaços.
Ilha da cozinha como lugar de refeições
Aqui a ideia é unir os ambientes da sala de jantar e cozinha. Nela, a bancada ou ilha da cozinha, além de auxiliar o preparo das comidas, pode ser usada para as refeições da família. No caso da ilha, os bancos podem ser acoplados à mesma base da bancada de alimentos.
Sala de jantar no quintal com churrasqueira
Para quem tem um amplo espaço externo, a área da churrasqueira e da cozinha pode ser usada para acomodar uma mesa de jantar. Caso prefira algo mais rústico, uma mesa de piquenique com bancos acoplados pode dar um aconchego a mais aos almoços de domingo com a família.
Mesa de jantar com quatro lugares
Ideal para famílias e ambientes pequenos, a mesa de jantar pode ser quadrada ou redonda e, por ser menor, pode ficar na sala de estar, próxima à entrada. Nessa proposta, a sala de estar e jantar ficam em um mesmo ambiente.
Sala de jantar com cozinha e varanda
Para ampliar ainda mais o espaço, elimine as paredes entre a cozinha, a varanda e a sala de jantar. A varanda aberta propicia o aumento de ventilação e iluminação natural. A integração com a cozinha faz a família sempre se ver, mesmo distante, ampliando e fortalecendo as relações interpessoais.
Aproveite o espaço debaixo da escada
Para famílias pequenas, a mesa de quatro lugares pode ser localizada no vão embaixo da escada. Ela não só integra os ambientes, como aproveita um espaço quase sempre ignorado.
Divida os ambientes com os móveis
Além da mesa de jantar e da bancada da cozinha, o espaço atrás do sofá da sala de estar pode ser fundamental para dividir os ambientes. Um aparador ou buffet, por exemplo, é bem útil na sala de jantar e para dividir as áreas internas sem precisar de paredes.
Substitua as cadeiras por um banco
Se quiser economizar mais espaço ainda na sala de jantar, opte por um banco de madeira inteiriça para seus familiares e amigos se sentarem. Para economizar ainda mais espaço, use o banco para separar os ambientes e aproveitar o local atrás do sofá.