Ressignificação do trabalho: como a transição de carreira pode ajudar?

Ressignificação do trabalho: como a transição de carreira pode ajudar?

Coach explica como a autorrealização profissional é extremamente importante para a geração de resultados

 

Como as pessoas se sentem no local de trabalho? Este é um assunto que vem ganhando grande repercussão nos últimos tempos, afinal, a motivação e satisfação pessoal são fatores que interferem diretamente quando se trata de emprego ou trabalho. Mas, qual a diferença entre emprego e trabalho?

O universo profissional está passando por uma grande mudança. Por muitos anos, quando se falava em trabalho, o emprego era seu sinônimo, e não eram notadas as diferenças entre ambos. No entanto, hoje, as formas de colocar em ação as suas potencialidades e habilidades vão além.  O trabalho é efetivado através de parcerias, consultorias, como autônomos, contratos por projetos, etc. Essa mudança está em evolução, porém os modelos tradicionais ainda prevalecem.

Deborah Toschi, Coach de carreira e mentora para líderes e profissionais de RH, argumenta que o conceito de trabalho está diretamente ligado a objetivos e realizações profissionais, já o emprego é uma das opções ou formato do trabalho. Quando se tem um emprego, pode ser que em determinado momento aquele tipo de ambiente, cultura ou formato não sejam mais satisfatórios. A decisão por um processo de autoconhecimento acontece através de incômodos que ficam cada vez mais intenso. Um bom modo de perceber isso é quando o fato de acordar requer um esforço muito intenso para chegar ao local de trabalho, a famosa síndrome da segunda-feira, que se repete constantemente. É aí que o profissional precisa se preparar para uma nova trilha. “É comum você ter um sonho e achar que a construção dele será por um caminho (empreender é o mais comum), mas, na verdade, é preciso se preparar antes. Nem sempre você está pronto para começar a trabalhar de forma autônoma ou como um empreendedor. É preciso se preparar e se certificar que tem este perfil”, destaca.

A coach ainda ressalta que quando o indivíduo se encontra nessa fase começar a refletir sobre a sua relação com o trabalho, o ideal é que ele procure ajuda de um profissional que lhe apoie durante essa transição. “Para que uma atividade profissional valha a pena e garanta benefícios tangíveis e, principalmente, os intangíveis é necessário dar rumo correto a sua carreira, que contribuirá com a tarefa de encontrar um trabalho que proporcione maior satisfação e realização pessoal”, aponta. Estas reflexões podem acontecer até um determinado ponto, mas o Coaching trará a contribuição para ampliar este campo de potencialidades, fazer as perguntas que auxiliem na tomada de decisão, na elaboração metas e no planejamento e desenvolvimento para a transição.

 

Pontos de observação

Ter um senso de propósito claro é um dos principais fatores de realização profissional. Nesse sentido, a coach Deborah Toschi fala sobre 4 fatores que devem ser considerados e podem ser o “gps” para que o profissional sinta se está realizando ou não aquilo que deseja: Aprendizado, Potencialidades e Habilidades, Estilo de Vida e Felicidade.

O Coaching oferece suporte em cada um destes fatores através de exercícios e ferramentas a fim de trazer clareza para cada um deles. “Precisamos saber o que sabemos fazer, por que fazemos e o que queremos. Os profissionais precisam analisar com o devido cuidado e profundidade a sua própria trajetória, pois isto ajudará a pensar em algum momento sobre os seus passos no presente e futuro”, explica.

 

Deborah Toschi: Coach certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira e Mentoria. Atuou em posições de liderança em RH durante 10 anos. Em sua trajetória, foi responsável pela condução de diversos projetos focados em estratégia de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Deborah cursou MBA em RH na FIA-USP e é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. deborah@capio.com.br | www.capio.com.br

 

Informações para Imprensa

* Deborah Toschi, Coach de Carreira & Mentoria

www.capio.com.br

deborah@capio.com.br

Deixe uma resposta