Redes de franquias são soluções para empreendedores

Redes de franquias são soluções para empreendedores

Abrir uma rede de franquia tem sido a saída para quem quer se tornar um empreendedor e adquirir lucros rápidos. Lançar uma nova marca na situação em que o país vive hoje, pode ser algo arriscado, pois requer tempo e muito investimento para que as pessoas reconheçam e confiem naquele novo empreendimento.

A ABF – Associação Brasileira de Franchising fechou o balanço final de 2014 e registrou o aumento desse ramo, no qual cresceu 7,7% e com o faturamento maior que R$ 127 milhões. Os retornos positivos ainda podem ser notados no registro de fechamento dos empreendimentos, o qual registrou apenas 3,7% comparando aos fechamentos dos negócios tradicionais que é de 24,9% em dois anos, segundo o SEBRAE.

Entre as opções de franqueadores os setores de comida e cosmético são os que mais têm procura. Mas nota-se um grande crescimento nas redes de educação como em escola de inglês. Esse aumento se dá devido ao Brasil estar sediando grandes eventos mundiais como Copa do Mundo e Olimpíadas que acontecerá em 2016 e a procura por parte dos profissionais que almejam boas oportunidades no mercado de trabalho.

franquias

Cada oportunidade de negócio tem suas particularidades que envolvem além da marca, o conhecimento do franqueador. Mas é preciso tomar cuidado, pois muitas redes de franquias fracassam após 6 meses a dois anos, pois acreditaram que podem reinventar sem seguir regras e assim acabam implodindo sua franquia.
É interessante que o franqueado saiba que há três processos de amadurecimento:

  1. Deslumbre: o qual ocorre na fase inicial e o empreendedor fica em estado de êxtase sobre o novo negócio;
  2. Revolta: o lado independente do empresário começa a falar mais alto e questionar da validade da permanência da rede;
  3. Aceitação: quando há o reconhecimento da importância do franqueador e se instaura definitivamente a parceria.

Reconhecer essas etapas ajuda o empreendedor a conter os ânimos, principalmente na segunda fase, que é o momento mais propicio de desistir da rede.

Assim como qualquer negócio a rede de franquia também esta sujeito a riscos, e a única fonte de sucesso é por conta do franqueado e franqueador os quais precisam estar dispostos para torná-lo em uma grande fonte de lucro.

Post Colaborativo por Park Idiomas

Deixe uma resposta