É muito importante que estejamos sempre atentos à saúde do nosso corpo. Medidas de prevenção como manter uma alimentação saudável, beber bastante água e praticar atividades físicas devem estar aliadas a consultas regulares ao médico. Quando detectamos uma doença em seu estágio inicial, o tratamento se torna mais eficaz. Mas, se não temos costume de ir às consultas rotineiras, menos ainda vamos a um especialista, não é mesmo? Quantas vezes você já foi a um reumatologista?
A especialidade
Para se tornar um especialista em reumatologia, um profissional precisa se dedicar à anos de estudo na escola de medicina e depois se especializar em determinada área. Essa especialização se dá através da:
- Residência médica, onde o estudante irá acompanhar por, no mínimo, 2 anos um profissional já especializado e a rotina de um consultório, ou
- Mestrado e/ou doutorado na área, levando entre 2 e 4 anos para concluir seus estudos.
Após concluir os estudos, um reumatologista pode atuar na área acadêmica e de pesquisa, na indústria farmacêutica, em laboratórios realizando exames ou como médico especialista, atendendo em consultório.
Doenças reumatológicas
A área de reumatologia abrange um amplo campo de doenças. O que essas doenças têm em comum é que têm origem autoimune, além de apresentarem inflamação. Essas doenças reumatológicas também são denominadas como lesão e se apresentam em diversas partes do corpo como:
- Tendões;
- Músculos;
- Articulações;
- Ligamentos.
Entre as doenças que são denominadas reumatológicas, estão:
- Artrite;
- Bursite;
- Tendinite;
- Esclerose sistêmica;
- Lúpus sistêmico;
- Gota;
- Osteoporose.
Geralmente, os primeiros sinais das doenças reumatológicas são as dores e o inchaço. Nestes casos, os pacientes costumam procurar outro especialista, na maioria das vezes um ortopedista. Contudo, o ortopedista trata de traumas físicos, enquanto os reumatologistas se voltam para as “ites”, inflamação, autoimune etc.
Somente idosos têm doenças reumáticas?
É comum associarmos a idade às doenças reumatológicas. Contudo, é mito que somente idosos podem desenvolver a doença. Se há um mau funcionamento do sistema imunológico, doenças reumatológicas podem surgir em qualquer idade, inclusive sendo degenerativas. Por isso é muito importante que você consulte um reumatologista, independente da sua idade!
A profissão no Brasil
Estima-se que no Brasil pode haver cerca de 20 milhões de pessoas sofrendo de doenças reumáticas. É um número bastante alto e, infelizmente, uma demanda muito grande para uma porcentagem de apenas 0,6% de médicos reumatologistas. Isto significa que há cerca de 2400 especialistas em doenças reumáticas em atividade.
Por esses números, vemos que há um déficit muito grande entre oferta e procura desses profissionais. Além de serem escassos no SUS, ainda a maioria desses especialistas se concentram na região sudeste do país, principalmente na capital de São Paulo.
Contudo, essa carreira oferece bastante vantagens profissionais, a depender do local e da experiência do médico. Por 15 horas semanais, por exemplo, um reumatologista recebe, em média, R$ 5.557,26, mas os rendimentos podem chegar até o piso da categoria, que é R$11. 881,04.
Os avanços da tecnologia medicinal têm sido grande aliado da área. Além disso, como dissemos, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso no tratamento. Consulte um especialista, cuide de sua saúde!
Preocupar-se com a saúde desde cedo é uma grande vantagem, mas a maioria da população não faz um acompanhamento médico frequente. É ai que entra a importância do médico reumatologista no tratamento de doenças que geralmente aparecem na maioria da população durante a velhice.