Financiar um imóvel, um carro, para cada tipo de necessidade existe um score mínimo exigido que melhora as suas chances. Fique por dentro!
Pensando em financiar um carro ou uma casa? Saiba que para conseguir aprovação de bens de alto valor depende de alguns fatores, como a sua pontuação de crédito. Isso se deve pelo fato da instituição financeira precisar avaliar sua capacidade de pagamento, analisando o risco de inadimplência.
O que nos leva a questionar sobre qual score é bom para financiamento. Abaixo você vai encontrar informações para entender mais sobre o score. Confira!
Entenda mais sobre score de crédito
Para começar, “score” significa pontuação. No nosso país, quando falamos de score de crédito, estamos nos referindo a pontuação que os Órgãos de Proteção ao Crédito classificam cada consumidor, indicando a chance do consumidor conseguir efetivar o pagamento do crédito contratado. Um exemplo é o Serasa Score.
A pontuação varia de 0 a 1000, sendo que quanto maior o score, menor a probabilidade do consumidor ficar inadimplente. Isso é calculado através de uma inteligência artificial que considera os dados da sua vida financeira de meses a anos, para avaliar o risco de inadimplência dos próximos 6 meses. Dessa forma, os bancos conseguem analisar se você possui boa reputação financeira, bem como se é realmente um bom pagador.
Alguns critérios utilizados são: o seu histórico de negativação, pagamentos em dia, relacionamento financeiro com empresas, entre outros.
Qual score é bom para conseguir crédito?
No Serasa Score são utilizados faixas de pontuação, que se dividem da seguinte maneira:
- 0 a 300: Muito baixo – aponta alta chance de risco de inadimplência;
- 301 a 500: Baixo – aponta considerável chance de risco de inadimplência;
- 501 a 700: Bom – aponta baixa chance de risco de inadimplência;
- 701 a 1000: Excelente – aponta quase nenhum risco de inadimplência.
Portanto, de 0 a 500 as probabilidades de conseguir crédito são baixas. Já de 501 a 1000 se considera boas chances de conseguir o crédito. Ou seja, quanto maior for o seu score, mais chances de conseguir uma linha de crédito, tal como empréstimo, financiamento, cartão de crédito, entre outras.
No caso de financiamento, principalmente de imóveis, um score acima de 700 possui uma maior probabilidade. Lembrando que a aprovação do crédito depende da empresa credora, que analisa esse e outros fatores e informações do interessado.
E como faz a consulta do score?
Consultar o score é gratuito. É só acessar a plataforma do Serasa Score, seja o site ou o aplicativo oficial. Após, é necessário realizar um cadastro, informando o nome completo, data de nascimento e o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, registrar uma senha.
Só é possível consultar apenas seu score individualmente, ou seja, apenas você pode verificar a pontuação, não sendo possível acessar de outras pessoas. Além disso, apenas empresas cadastradas podem ver o score de pessoas físicas.
Dicas para aumentar o score
Se você acabou de consultar seu score e verificou que não está na pontuação que gostaria, saiba que nem tudo está perdido. Há algumas ações que você pode começar a realizar que auxiliam no aumento do score. E, assim, realizar o sonho de ter uma casa nova ou de um carro novo.
Separamos um conteúdo confiável com maneiras de aumentar o score, explicando cada passo para conquistar uma boa pontuação. A seguir, vamos sugerir as que mais se destacam:
Mantenha seu nome limpo
É fundamental manter seu nome limpo, afinal, ao ficar inadimplente com suas contas a sua pontuação de crédito se mantém boa. Busque consultar seu CPF para verificar se tem pendências em aberto com alguma empresa, e se tiver, regularize o mais rápido possível.
Atualize sempre seu cadastro na Serasa
Mantenha seus dados atualizados. Aproveite que a consulta é grátis e fique de olho na sua pontuação. Assim, terá um melhor controle de como anda seu cadastro e se há algo que pode estar te prejudicando.
Regularize suas dívidas atrasadas ou negativadas
Essencial para manter o nome limpo, por isso, ao verificar no seu controle financeiro alguma dívida atrasada ou negativada, entre em contato com a empresa para regularizá-la o mais rápido possível. Não deixe acumular contas, controle todos os gastos e despesas, faça negociações e mantenha seu nome regular.
Tenha cautela ao solicitar crédito
Pode ser tentador receber propostas de créditos para realizar aquele sonho tão querido. Porém, isso deve ser feito com muita cautela. Afinal, deve caber no seu orçamento, sem comprometer outras demandas. Ou seja, deve estar dentro da sua realidade financeira.
Viu, como a pontuação de crédito pode ser um ponto chave ao buscar um financiamento? Agora que já sabe qual é o score bom para financiamento, você já pode colocar as dicas em prática para conquistar um bom valor e ter aquela aprovação de crédito. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!