Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas pessoas ao construírem ou procurarem por uma casa para morar, no entanto, esse sonho pode acabar saindo um pouco mais caro do que o esperado.
Apesar disso, ter uma piscina em casa pode ser visto como uma espécie de investimento, afinal, garantir os momentos de lazer e divertimento com pessoas que você gosta e se sente feliz não tem preço.
Além das piscinas convencionais que já estamos habituados a ver, muitas pessoas acabam investindo numa piscina um tanto quanto mais elegante, que são as piscinas aquecidas.
Essa tecnologia de aquecimento da piscina permite que você aproveite muito mais os seus momentos, independente do clima, afinal, caso sinta frio, basta ligar o aquecedor e continuar aproveitando.
No entanto, como já mencionamos, ter uma piscina, apesar de ser considerado um investimento, é um gasto bem alto e que pode ser ainda maior caso você instale o sistema de aquecedor.
Pensando em te deixar por dentro dos preços de manter uma piscina aquecida, separamos neste artigo os principais tópicos relacionados, que poderão te ajudar de forma significativa e te farão entender melhor sobre os gastos que você terá.
Os aquecedores de piscina
A princípio, vale destacar que existem diferentes tipos de aquecedores para as piscinas: aquecedor solar, aquecedor a gás, solar+gás, elétrico, trocador de calor. Confira abaixo quais as principais características de alguns dos mais populares.
Aquecedores solares para piscinas
Os aquecedores solar de piscina funcionam bombeando a água da piscina para um filtro e desviando parte dela através de um conjunto de coletores solar que aquecem a água antes de retornar à piscina.
Além disso, existem dois diferentes tipos de coletores solares:
- Coletores sem vidro;
- Coletores de vidro;
Aquecedor de piscina a gás
Aquecedores de piscina a gás são aqueles que usam gás natural ou gás propano. Aqui, a água é aquecida através de uma câmara de combustão e devolvida à piscina. Em outras palavras, a água passa por um tubo de calor e, após isso, volta para a piscina.
Trocador de calor da piscina
A água da piscina passa pelo trocador de calor, como um aquecedor a gás ou solar. Aqui, o que acontece é que o calor é gerado por um ventilador que direciona o ar externo sobre a serpentina do evaporador. Dentro da bobina está o líquido que absorve o calor do ar e se aquece, retornando para a piscina.
Custo da instalação
Uma consideração importante ao escolher um aquecedor de piscina é o custo de instalação.
A faixa de preço para a instalação de um aquecedor em sua piscina pode variar de acordo com alguns fatores como, por exemplo, a capacidade na quantidade de litros de água, no entanto, os valores costumam ser um tanto quanto elevados, podendo facilmente ultrapassar a casa dos 800 reais.
Além disso, os valores podem variar também de acordo com o tipo de aquecedor que você escolher para a sua piscina. Normalmente, no caso dos aquecedores a gás, a instalação acaba saindo um tanto quanto mais cara, passando dos 1000 reais.
Custos para manutenção
Além dos custos de compra e instalação, você também precisa fazer um orçamento para os custos que terá com a manutenção do aquecedor da sua piscina.
Os aquecedores solares de piscina são uma opção atraente porque não há custos de combustível associados ao seu funcionamento. No entanto, eles ainda precisam de uma bomba para funcionar, o que pode acabar saindo um pouco caro também.
Os custos de eletricidade para operar a resistência e a bomba de calor são em média 160 reais por mês.
Caso você perceba que o custo do aquecimento elétrico da sua piscina está elevado, pode ser prudente contratar um serviço de consultoria em economia. Algumas empresas como a Monex Energia oferecem soluções para reduzir o custo mensal de energia e até o consumo de seus clientes.
Já os aquecedores a gás podem acabar tendo um custo um tanto quanto mais elevado, podendo até passar dos 200 reais, por isso, os aquecedores solares são considerados a opção mais barata no que diz respeito a manutenção.
A média dos gastos para manter uma piscina aquecida
Agora que você já sabe a respeito dos valores de instalação e manutenção de uma piscina aquecida, vamos falar sobre os gastos gerais que uma piscina aquecida pode ter, considerando a manutenção química e física.
No que diz respeito a manutenção física, que é aquela onde o proprietário deverá se preocupar com filtrar, aspirar, peneirar, os gastos podem chegar a 250 reais por mês, já que, para isso, você precisará dos materiais necessários.
Já no que diz respeito a manutenção química, que é a responsável por manter a água com uma aparência cristalina, os gastos podem ser um pouco maiores, chegando a 350 reais por mês.
Assim, após concluir a leitura do nosso artigo, você pode perceber que os gatos para manter uma piscina aquecida são bastante altos, no entanto, como mencionamos anteriormente, trata-se de um investimento, afinal, ter a garantia dos momentos de lazer é a coisa mais prazerosa.