Depois dos dezoito anos começam a aparecer credenciamentos, conferência de documentos, processos e pagamentos. Além disso, dificultando ainda mais, isso tudo tem relação com algo que muita gente odeia: a burocracia.
Alguns decidem enfrentá-la sozinhos, e outros nem sabem por onde iniciam. Sendo neste momento a contratação de um despachante essencial para a solução do problema.
Função do despachante
Despachante é uma profissão que existe há anos no Brasil, que se responsabiliza por todas as categorias de trâmites burocráticos entre pessoas físicas, jurídicas e instituições públicas.
Especializado na normalização de documentações para os mais diferentes fins, o despachante é um tipo de consultor que se envolve pessoalmente para ajudar pessoas físicas e empresas a manterem todos os documentos atualizados e em conformidade com os requisitos legais.
Muitas vezes, os despachantes trabalham de forma independente, abrindo seus próprios escritórios.
Porém, há a possibilidade de encontrar boas oportunidades de trabalho nas instituições e também trabalhar para o governo passando por concursos públicos. Ele se responsabiliza por todas as etapas na preparação do pedido, registro, certificação e ativação de órgãos governamentais, como o IRS.
Justamente por ser você o responsável pela organização e manuseio de documentos importantes, tornar-se um despachante é necessário um perfil com disciplina, cuidadoso e amplo conhecimento dos procedimentos.
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os despachantes podem exercer a função em três áreas distintas: no regime aduaneiro, documentalista e no regime de trânsito.
A sua atribuição varia de acordo com a área de atuação, mas em geral, além de especificações e documentos normativos, os despachantes também podem representar clientes perante autoridades competentes.
Conhecendo a Clóvis Despachante
A Clóvis Despachante é uma empresa bem treinada e dedicada a prestar um serviço de excelência na assessoria aos seus clientes.
Com mais de 30 anos de experiência, é uma empresa certificada e legalizada pela Comissão Federal de Despacho de Documentos e pelo Comitê Regional de Despacho de Documentos do Rio de Janeiro.
Sua missão é prestar um atendimento diferenciado, confiável, ágil e honesto. Entregando sempre resultados de qualidade e convenientes para clientes ou até mesmo empresas.
Entendendo a rotina de um despachante
O Serviço de Despachante Aduaneiro atua nos processos e documentos relativos ao comércio exterior e órgãos, sendo assim, consegue simplificar e monitorar a entrada de bagagens e mercadorias de outros países, dar classificação aos produtos e incorporá-los ao sistema de classificações e precificação, faz o registro de importações e exportações, e por fim assessora empresas do mesmo setor.
Além das alterações, cancelamentos de registros e cadastros ou inscrições, os despachantes documentalistas e despachantes de trânsito também têm a responsabilidade de fazer o pedido da emissão de documentos, do tipo alvarás e relatórios, para pessoas físicas e jurídicas.
Além de solicitar a restituição de pagamentos indevidos e receber indenizações, seguros e pensões, os profissionais podem organizar documentos para atualizar, regularizar dívidas e pagar impostos, solicitar isenções e cancelar ou suspender valores.
Falando do documentalista, ele também pode atuar como corretor de imóveis, emitindo documentos de edificações e imóveis, como alvarás de funcionamento.
Os despachantes de trânsito, na sua vez, gastam seu tempo atualizando arquivos em frotas de empresas e veículos particulares.
Saiba o que é preciso fazer para tornar-se um despachante
Qualquer indivíduo que se identifique e tenha conhecimento do processo burocrático de emissões e regularizações de documentos pode se tornar um despachante. Porém, é de suma importância adquirir algum conhecimento técnico específico para a carreira, então investir em um curso de despachante ou até mesmo fazer um curso de logística ou gestão administrativa em uma universidade é uma opção.
Como despachante aduaneiro, é preciso trabalhar como assistente no setor por pelo menos dois anos antes de fazer o exame.
Além disso, os profissionais devem estar cadastrados no Registro de Despachantes Aduaneiros ou no Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros.
Para se tornar um despachante de trânsito ou documentalista, você só precisa concluir o ensino médio e se registrar em um órgão estadual.
Vale destacar que para essa função não é necessário aperfeiçoamento, mas, por exemplo, investir em cursos oferecidos por instituições privadas, legislativas e Detran faz uma grande diferença para que os profissionais não tenham problemas para exercer sua profissão.
Média salarial de um despachante
Muitos critérios ajudam a determinar quanto um despachante recebe, sendo eles o jeito que ele trabalha, o local em que está ou, de vez em quando, a empresa contratante.
A média de salário de um documentalista ou profissional do setor de trânsito é de 1.520 reais. Para os aduaneiros a faixa gira em torno de 2.870 reais.
Saiba quais os locais que o despachante atua
Aqueles que pensam que não há muita oportunidade nesse mercado estão bem equivocados.
A maioria dos corretores do país trabalha de forma autônoma, abrindo seus próprios negócios, mas também há oportunidades de atuação em muitos outros setores, como diretamente em escritórios de contabilidade, bancos e órgãos públicos.