Governança de dados e gestão de dados possuem diferenças avassaladoras, veja a seguir.
Muitos empreendedores estão buscando melhorar a qualidade de gerenciamento dos dados de sua empresa, mas não sabem por onde começar. No mercado, está presente um sistema muito interessante chamado master data governance, e essa pode ser a solução perfeita para esses empreendedores.
Saber o que é master data, ou melhor dizendo, governança de dados, é uma preocupação recorrente entre os empreendedores que confundem diariamente a governança com a gestão de dados.
Claramente, essas duas opções são distintas e, mesmo que ambas mexam com dados, a governança de dados mestres se sobressai à simples gestão de dados, graças às suas práticas, políticas empresariais e busca constante em trazer garantia, consistência e confiabilidade dos dados.
Para destacar a diferença exuberante que existe entre essas duas opções, no decorrer deste artigo será possível conferir de perto as principais distinções entre governança e gestão de dados.
Gestão de dados
A gestão de dados é o termo utilizado quando estamos nos referindo à execução de atividades que utilizam um conjunto de funções de informações relevantes. A gestão de dados pode ser utilizada de diversas formas, mas, dentro de grandes empresas, elas são utilizadas para conseguir construir estratégias que trazem resultados satisfatórios para os empreendedores.
Basicamente, a gestão de dados é definida como a prática de coleta, armazenamento e utilização das informações obtidas de forma segura, eficiente e econômica em prol da empresa.
Governança de dados
Diferentemente da gestão de dados, a governança é muito mais complexa e também completa, pois através dessa “ferramenta” é possível ter um alinhamento perfeito entre os dados e a gestão de todas as funções da empresa.
Graças a isso, é possível ter melhor uso dos dados, garantindo que eles serão utilizados de forma certeira para atingir os objetivos do negócio em questão.
Logo, seja para a criação de grandes estratégias mirabolantes, seja para a organização de setores, utilizar a governança de dados para organizar todo o negócio irá garantir uma boa estrutura, aumentando as chances de a empresa conseguir prosperar, já que todas as áreas que lidam com dados estarão se beneficiando e se comunicando por meio da boa governança dos dados.
Diferenças entre governança e gestão de dados
Ao saber mais sobre as duas opções, é possível identificar que, diferente da gestão de dados, que pode ser utilizada apenas para gerenciar melhor as informações obtidas, a governança entrega ao seu usuário muito mais benefícios.
Por esse motivo, a implementação desse sistema está sendo altamente procurada pelas empresas, afinal, que empresa não deseja ter mais clareza sobre seus clientes, regulamentações, processos financeiros e, até mesmo, processos operacionais?
A governança é bastante requisitada, e a grande possibilidade de decisões estratégicas que ela traz para um negócio pode ser utilizada como um dos benefícios que fazem a governança ser superior à gestão de dados.
Tendo noção sobre as diferenças entre a governança e a gestão, é possível destacar qual é a melhor opção e qual a mais requisitada entre as empresas, não é mesmo?
No entanto, implementar a governança em um negócio não é uma tarefa fácil, já que isso envolve toda a empresa e todos os funcionários envolvidos com os dados no processo.
A melhor forma de conseguir implantar a governança de dados é contar com uma plataforma que entregue qualidade e especialidade nesse quesito. Lembre-se: uma solução inovadora que consiga trabalhar junto com os ERPs disponíveis no mercado pode ser a opção ideal para o negócio conseguir prosperar com estratégias incríveis envolvendo dados.
Então, sabendo de todas as diferenças entre governança e gestão de dados, será que os empreendedores brasileiros preferem utilizar a gestão de dados que oferece menos benefícios? Difícil saber, já que a governança é muito superior.