Terceirização e outsourcing são dois conceitos muito utilizados no mundo business da atualidade, mesmo que ainda não sejam compreendidos por algumas pessoas.
Por outro lado, muitas pessoas que conhecem os dois termos acreditam que eles falam da mesma coisa.
Contudo, existe uma leve diferença entre terceirização e outsourcing, mesmo que ela seja bastante tênue. Portanto, os dois conceitos não podem ser confundidos.
Ao longo desse artigo nós buscamos sanar de uma vez por todas as dúvidas a esse respeito, explicando tanto a terceirização quanto o outsourcing e apontando as diferenças entre as duas atividades.
Acompanhe!
Entenda a diferença que existe entre outsourcing e terceirização
Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que terceirização e outsourcing são dois modelos de externalização do trabalho de uma empresa.
Ou seja, as empresas que terceirizam e fazem outsourcing contratam outras empresas para fazer serviços que elas mesmas não dispõem.
Continue lendo para entender o que é terceirização e outsourcing separadamente e depois saber qual é a diferença entre os dois modelos.
O que é terceirização?
A terceirização de serviços se dá quando uma empresa contrata outra para fazer serviços em determinadas áreas.
Bons exemplos de terceirização são a contratação de serviços de limpeza, manutenção predial, mecânica de automóveis, Recursos Humanos (RH) e outros.
Dessa forma, podemos classificar como terceirização todo serviço contratado “por fora” que tem como objetivo servir como suporte básico a uma empresa em determinada área.
Contudo, aqui nós vemos uma conceitualização mais genérica e ampla, sem um objetivo específico que não seja justamente o de “desafogar” os setores internos da empresa contratante.
O que é outsourcing?
O termo “outsourcing” significa exatamente terceirização, quando traduzido para o português. Porém, ele não quer dizer exatamente a mesma coisa que a terminologia que explicamos acima.
Na verdade, o outsourcing é apenas um tipo de terceirização, mas que tem características mais específicas do que a terceirização “comum”, por assim dizer.
Ao fazer outsourcing uma empresa está contratando um serviço específico, que tem objetivos bastante claros e dinâmicos, como aumento de rendimento, diminuição de gastos, melhoria na performance dos funcionários, etc.
Bons exemplos de movimentos de outsourcing são a contratação de consultorias de TI (Tecnologia da Informação), empresas especializadas em suporte técnico para informática, etc.
Assim, o serviço contratado não é apenas de suporte e complemento funcional, mas ganha um papel de maior importância dentro da empresa contratante.
As diferenças entre os dois modelos
A grande diferença entre terceirização e outsourcing é justamente a abrangência dos serviços prestados.
Enquanto a terceirização comum é algo mais amplo e descentralizado, o outsourcing é mais específico e tem um maior foco em resultados, sobretudo em áreas ligadas à TI.
De qualquer forma, ambos os modelos promovem redução de custos, desburocratização, diminuição de encargos trabalhistas e outros benefícios.
O que é o mais indicado, fazer outsourcing ou terceirização?
A resposta para essa questão depende do tipo de empresa e dos objetivos da organização no curto, médio e longo prazo.
Se a empresa não precisa tanto de um serviço focado em resultados, necessitando apenas da prestação de serviços de apoio, a terceirização comum é a mais indicada.
Todavia, se a instituição precisa de um “up” na área de TI, por exemplo, pode ser interessante fazer o outsourcing, entrando numa parceria virtuosa com uma assessoria ou empresa especializada no setor de necessidade.
Por tudo isso, é correto afirmar que a tomada de decisão nesse aspecto só pode ser feita mediante uma boa análise do cenário institucional da empresa em questão.
Quais são as vantagens?
Para finalizar, queremos falar sobre as vantagens de implantar terceirização e outsourcing em empresas.
Aqui, vale ressaltar que na prática os dois modelos trazem os mesmos benefícios. São eles:
- Redução de custos;
- Aumento na produtividade da empresa (sobretudo na implantação do outsourcing);
- Redução de riscos para a empresa (principalmente na área trabalhista);
- Espaço para aumentar o investimento em setores fixos da empresa;
- Maior foco nos objetivos financeiros da empresa.
Existem ainda outras vantagens e benefícios específicos que tanto a terceirização quanto o outsourcing trazem às empresas com base na realidade de cada uma.