Quais mudanças são esperadas no mercado de trabalho para o segundo semestre de 2021?

Quais mudanças são esperadas no mercado de trabalho para o segundo semestre de 2021?

É natural do ser humano saber o que esperar do futuro, mudanças acontecem a todo momento, com isso tentamos prever os acontecimentos da vida, para estar preparado para o que vem. Esse sentimento também ocorre no mercado de trabalho, com a constante preocupação, e questionamentos: Quais mudanças são esperadas no mercado de trabalho para 2021? Onde sofreu muitas mudanças desde o começo da disseminação do coronavírus.

Estar preparado em meio a esse caos que assolou todo o mundo, no meio profissional a tendência é de ser flexível, adaptável e criativo. Pensando nisso, muitas empresas já iniciaram sua corrida contra o tempo perdido, para estar à frente da concorrência.

Não é de hoje que ouvimos que humanos serão substituídos por máquinas, que o mundo sofrerá com o desemprego, e as pessoas entrarão em desespero e pânico ao redor do mundo, essa realidade já vem de muito tempo. Entretanto, os empregos não serão afetados e sim as atividades que serão adaptadas a nossa nova realidade.

Nesse processo máquinas serão nossas aliadas nas decisões, robôs terão suas funções como nossos assistentes, já que praticamente todas as profissões podem ser automatizadas, estabelecendo uma parceria junto a máquina.

O que será tendência no mercado de trabalho nos próximos anos?

O mundo foi impactado com  a transformação digital, enquanto algumas profissões deixaram de existir, outras surgiram, devido às alterações do clima, envelhecimento da população, e a globalização. Entretanto, as tendências para os próximos anos vão muito além de novas carreiras, o perfil do trabalhador e o modo de trabalhar serão afetadas também. Então o que esperar do futuro, quais mudanças são esperadas no mercado de trabalho para 2021? Veja as principais tendências:

  • Home office

Trabalhar de forma remota ganhou muito espaço nas empresas nos últimos anos Muitas funções de escritórios estão deixando de existir e dando lugar aos espaços virtuais. As empresas viram muitas vantagens desse novo jeito de trabalhar, horários e espaços flexíveis, redução de gastos, a união de forma remota de vários profissionais em um único espaço. A tendência é que mais empresas utilizem essa ferramenta que tem a cara do futuro.

  • Educação online

A  transformação digital mais uma vez presente, sendo uma forte aliada, junto a profissionais capacitados. A educação online ajuda no processo de competência prática e teórica desses profissionais, tudo isso no conforto da sua casa, tendo seus próprios horários, a tendência é sejam qualificados em menos tempo, investindo em diversos cursos de aperfeiçoamento. As empresas podem usufruir dessa tecnologia treinando seus funcionários, com redução de gastos.

  • Autogestão

A autogestão já vem sendo vista como algo do futuro no mercado de trabalho. Menos cobrança e mais liberdade é uma tendência que o mundo corporativo vem adotando, para formar uma empresa menos controladora e mais colaborativa. Os funcionários terão mais autonomia para gerenciar, sendo responsáveis pelo seu próprio desempenho. De forma mais natural, dinâmica e em tempo real.

  • Demanda networking

Networking é uma rede de contatos específicos, e com o passar do tempo terá um novo conceito, ligado a estabilidade e potencial de gerar empregos. Se hoje a estabilidade está ligada a empresa que mantém seus funcionários até a aposentadoria, nos próximos anos, será o seu poder de escolher onde trabalhar, sendo disputado pelas organizações, para isso ter um networking será fundamental.

  • Ter um propósito

Muitos trabalhadores acordam cedo, ficam mais tempo no serviço do que em seus lares, ganham um salário e pronto e isso todos os dias até a sua aposentadoria. Contudo, isso irá mudar com o passar do tempo. Empresas terão que se adaptar a essa tendência, onde somente o salário não será o atrativo para manter talentos em seu negócio. Será dever do empregador encontrar um propósito para manter seu funcionário e transmitir essa ideia a todos da equipe. Todos deverão vestir a camisa da empresa, acreditar e estar envolvido, isso se dará por interesse em causa, e não por um valor.

O aprendizado constante ganha destaque. Esteja preparado para as mudanças, tenha consciência que as demandas mudaram, de tal forma que iremos colecionar carreiras ao longo da vida. Para isso, esteja atualizado e interessado na constante busca pela qualificação. Desenvolver alguns comportamentos emocionais será um atrativo para as suas competências. Algumas delas são:

  • Pensamento racional;
  • Poder de negociação;
  • Inteligência emocional;
  • Pensamento analitico;
  • Colaboração.

Além das mudanças no mercado de trabalho e no comportamento das pessoas, outro ponto a destacar é o perfil de liderança que também mudará com o tempo. Uma vez que os problemas tendem ser cada vez mais complexos, exigindo mais elementos para suas soluções.

Com a transformação digital surgindo as relações entre empresas e clientes serão impactadas, consequência de um público mais exigente, e nesse cenário, o papel do líder será primordial para gerenciar equipes para essas mudanças.

O perfil dos profissionais também está se modificando, e o modelo de liderança autoritária deixará de ser uma opção para o desenvolvimento de equipes. Portanto, o novo perfil de um líder será de facilitador das rotinas do dia a dia.

Lembrando que estamos vivenciando uma situação que o amanhã é o agora, o futuro do mercado de trabalho depende de nós sermos responsáveis por toda essa mudança.