Tudo o que você precisa saber na hora de abrir uma conta digital.
A tecnologia tem promovido uma verdadeira transformação na vida das pessoas. Com o surgimento das fintechs, produtos como a conta digital se tornaram alternativas que visam facilitar e democratizar o acesso aos serviços bancários.
Mas será que vale ter uma conta digital? E os riscos atrelados a ela? Naturalmente, há muitas dúvidas envolvendo o assunto, especialmente quando se fala na preocupação com a segurança digital.
Antes de abrir uma conta digital, é indispensável analisar determinados aspectos que envolvem a regularidade da instituição financeira, o atendimento e as taxas cobradas.
Instituição cadastrada no Banco Central do Brasil
O primeiro ponto de atenção a ser observado antes de abrir uma conta digital é a regularização da empresa junto aos órgãos fiscalizadores.
As instituições financeiras devem ser cadastradas no Banco Central do Brasil, órgão oficial responsável pela sua fiscalização.
Por isso, se estiver interessado em abrir uma conta digital em um banco novo e com o qual você nunca trabalhou, o primeiro passo é verificar no site do BCB se ele está atuando de forma regular no país.
Atendimento e comunicação com o cliente
O segundo aspecto que deve ser observado diz respeito ao atendimento e comunicação com o cliente. Uma das características das contas digitais oferecidas por banco digitais é que a instituição não tem uma agência física, na qual você possa tirar eventuais dúvidas ou resolver qualquer problema com a conta.
Assim, todo o atendimento acontece no digital. Portanto, você precisa observar quais são os canais de atendimento e comunicação oferecidos e avaliar o grau de facilidade no contato com o banco.
Há duas maneiras de fazer isso: a primeira, é pesquisando feedbacks e opiniões de pessoas que já usam a conta. A segunda, é abrindo a conta e fazendo um experimento, na prática, de como é a comunicação.
Para que você tenha tranquilidade, é indispensável escolher uma instituição que invista em uma comunicação rápida, eficiente e humanizada.
Taxas incidentes sobre a conta digital
Por fim, além dos dois aspectos citados e que são indispensáveis para que você tenha tranquilidade na rotina de utilização da sua conta digital, outro fator que não pode deixar de ser considerado diz respeito aos custos e taxas.
Sabemos que um dos pontos mais sensíveis para os clientes de instituições financeiras são os custos com taxas cobradas pelos serviços bancários.
A boa notícia é que nos casos das contas digitais é possível encontrar diversas opções de contas sem taxas incidentes. Ou seja, você usa a conta digital sem ter que pagar uma taxa de manutenção por ela.
Além da taxa de manutenção, é preciso avaliar outros custos, como custo com emissão de boletos, custos com realização de transferências bancárias, limites diários de operações gratuitas e eventuais taxas para saque.
A cobrança por esses serviços é opcional, por isso, cada instituição financeira estabelece suas políticas. Avalie quais são as condições e benefícios oferecidos pelo banco antes de abrir a sua conta.
Como você pode ver, a escolha de uma conta digital depende da análise de diversos fatores. A escolha deve ser feita conforme as suas preferências e necessidades.
O mercado brasileiro oferece inúmeras possibilidades para quem está pensando em abrir uma conta digital, seja você pessoa física ou jurídica. Por isso, avalie com atenção as diferentes opções e escolha um banco que esteja registrado no Banco Central, que ofereça atendimento de qualidade e pratique taxas que façam sentido para você.
Em caso de dúvidas, uma boa dica é abrir a conta e usar os serviços por um determinado período. Com essa estratégia, você poderá experimentar, na prática, os serviços e o atendimento daquela instituição.