Dança é utilizado para integração social para crianças da Zona Sul da capital paulista
A Prosocialbrasil, associação sem fins lucrativos destaca em 2016 0 projeto “Satilhas da Transformação”. O curso de formação de balé destinado a crianças de famílias de baixa renda acontece na sede da entidade, localizada na Vila Liviero, macro região do Ipiranga – Zona Sul da Capital Paulista.
Por meio do balé e atividades complementares a entidade desenvolverá a promoção da dança como meio de inserção sócio-educacional para 120 meninas de 04 a 17 anos. Dois eixos principais norteiam o projeto: o acesso à dança como instrumento de integração e agente cultural e o aprofundamento teórico e educacional.
Os grupos de alunas terão contato com apresentações de música e dança, além de discussões temáticas, pesquisa de coreografias e preparação para apresentação final do curso para estimular o aprendizado e crescimento intelectual.
Para o fundador da Prosocialbrasil, José Roberto Dupont, o balé oferece características importantes para formação do cidadão. “A dança colabora para a formação do caráter, com princípios éticos e morais, além de acesso à cultura projetando um futuro diferente para essas crianças”, diz.
Ainda segundo Dupont, “Sapatilhas da Transformação busca mais que a condução ao ensino da dança. O projeto é antes de tudo uma ferramenta baseada em uma atividade lúdica para estimular a integração social”, enfatiza.
Do total de 120 vagas disponíveis metadeé destinada a alunas bolsistas – com isenção total da mensalidade. O restante será pagante. As aulas são ministradas as segundas e sextas-feiras com duas horas de duração cada empregando a metodologia do Royal Academy Ballet – uma das mais influentes organizações de ensino e prática de dança no mundo que combina métodos e técnicas de dança franceses, italianos e russos em um estilo único.
“Ao encaminharmos essas meninas para o balé colaboramos para a interrupção do ciclo da família. Ou seja, elas ganham consciência do corpo, têm acesso ao conhecimento e se afastam da gravidez precoce. Passam a sonhar com um novo futuro. E as sapatilhas de balé transformam suas vidas”, diz Dupont.
Com apoio do Magazine Luiza (o projeto foi selecionado entre inúmeros apresentados à varejista) e o Ministério da Cultura, o projeto “Sapatilhas da Transformação” está com as inscrições abertas para o processo seletivo. Mais informações em www.prosocialbrasil.org.br. “Como não temos fins lucrativos estamos em busca de novos parceiros e doadores para ampliar as atividades”, finaliza o fundador.
Sobre a Prosocialbrasil
Fundada em 05 de março de 2004, a Prosocialbrasil – www.prosocialbrasil.org.br é uma associação civil de interesse público sem fins lucrativos (OSCIP) sediada no bairro de Vila Liviero, Zona Sul de São Paulo. Com mais de 25 mil atendimentos por ano a entidade conta com duas unidades: Educacional: com aulas de inglês, espanhol e informática e Esportivo-Cultural – com atividades de esportes, cultura e saúde. Entre as ações realizadas ao longo de sua existência estão a implantação de cursos de informática para a melhor idade, realização de melhorias na infraestrutura do bairro para a comunidade, entre outras iniciativas.
Mais informações: