Projeto de Lei quer ampliar o parque do Piscinão de Ramos

Projeto de Lei quer ampliar o parque do Piscinão de Ramos

Um novo Projeto de Lei quer ampliar o Piscinão de Ramos, podendo trazer muitas novidades para o famoso parque do Rio de Janeiro. Muito se engana, por exemplo, quem acredita que o Piscinão é composto única e exclusivamente pela piscina artificial onde os visitantes podem se refrescar e nadar à vontade. Na verdade, o que conhecemos como Piscinão é um parque com vários itens e atrações para os usuários.

Agora, um Projeto de Lei da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro quer modificar a região, mudando a delimitação do local e tornando o parque do Piscinão maior, com mais atrações e espaço para a construção de novos itens ou atrativos para as pessoas. Se o projeto será aprovado ou não, ainda resta saber, mas já é necessário que a sociedade fluminense se reúna para discutir a questão.

Quer saber mais sobre esse projeto de lei que quer ampliar o Piscinão de Ramos? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que tem no Piscinão de Ramos atualmente?

O Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró (esse é o nome completo do Piscinão de Ramos, sabia?) é um complexo parque localizado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O espaço conta com várias estruturas, mas é popularmente conhecido como Piscinão de Ramos por causa do seu principal atrativo: a praia artificial do local.

O Piscinão de Ramos é uma praia artificial que se destaca mundialmente. Em primeiro lugar, por causa do seu tamanho: são mais de 24 mil metros quadrados e mais de 30 milhões de litros de água para atender a dezenas de milhares de pessoas todas as semanas.

Além disso, o Piscinão de Ramos é a única praia artificial do planeta que tem fundo de areia. Todas as outras contam com outros materiais no fundo, mas o Piscinão é o único a usar areia (tornando a experiência mais realista) ao adotar um complexo e inovador sistema de limpeza para tornar sua água limpa sem precisar “puxá-la” para filtragem.

Mas a praia artificial não é a única coisa boa no complexo. Existem outras estruturas lá, como um campo de futebol para os moradores jogarem com direito à arquibancada para 500 pessoas e vestiário para os times. Aliás, o jogador Allan, da Seleção Brasileira e que atualmente joga pelo Everton da Inglaterra, era presença costumeira no campo do Piscinão quando era jovem.

Além do campo, há ainda mais duas quadras poliesportivas (sendo uma de areia) no local, permitindo a prática de vários tipos de esportes e atividades físicas. Para completar, ainda existe uma academia ao ar livre para a Terceira Idade poder se exercitar e combater o sedentarismo. De fato, o espaço é bem maior do que a maioria das pessoas imaginava.

Isso sem falar nas suas múltiplas utilidades. Por exemplo, o Piscinão de Ramos já foi usado pela cantora Anitta em várias ocasiões. A mais recente foi na gravação do clipe Girl from Rio, que ainda não tem data oficial para ser lançado.

Qual é esse Projeto de Lei que quer ampliar o parque do Piscinão de Ramos?

Dito tudo isso, ainda existe um Projeto de Lei que visa ampliar o Piscinão de Ramos. Esse projeto é o número 1.902/2020, apresentado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Carlo Caiado, do DEM-RJ. O objetivo do projeto é criar o Parque Municipal da Orla da Guanabara reformulando o parque do Piscinão e a praia de Ramos para se tornarem uma coisa só. Esse parque ficará na X Região Administrativa, na Área de Planejamento 3, ocupando desde os fundos da unidade do Comando de Operações Especiais da PM do Rio de Janeiro até a foz do Rio Arapogi, abrangendo os bairros de Olaria, Ramos e Penha.

Ainda não se sabe qual é a visão de outros vereadores ou do prefeito da cidade sobre o assunto, uma vez que a pauta não é prioridade na Câmara dos Vereadores no momento, já que a equipe legislativa está focada em aprovar soluções que ajudem no combate ao novo coronavírus.

No entanto, eventualmente, essa pauta entrará para votação e poderá modificar bastante o espaço atual, dando opções para o surgimento de novas ações ou o aparecimento de novas estratégias de lazer e balneabilidade para a população local.

Agora que você já conhece o projeto de lei que quer ampliar o Piscinão de Ramos, pode ter sua opinião sobre isso e debater melhor o assunto. Poderá até enviar uma mensagem para o seu vereador informando se você é contra ou a favor desse projeto, de modo que ele possa representar adequadamente a sua visão na Câmara dos Vereadores. No entanto, o projeto não deve ser votado enquanto a pandemia do novo coronavírus estiver acontecendo.

E aí, o que achou do projeto? Deixe a sua opinião abaixo!