Programa da Pitney Bowes impulsiona reconhecimento e a transformação de profissionais que apresentam alta performance

Programa da Pitney Bowes impulsiona reconhecimento e a transformação de profissionais que apresentam alta performance

Líderes do Futuro faz parte do processo de transformação cultural da organização, com o propósito de implementar uma Cultura de Alta Performance através da diversidade e inclusão e de uma gestão humanizada

A Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, vem colhendo os frutos significativos em seu programa de desenvolvimento denominado Líderes do Futuro. Implementado em 2020, o programa tem por objetivo impulsionar o verdadeiro reconhecimento e aproveitamento interno de profissionais que apresentam performance de destaque em suas funções atuais.

“Este programa combina conteúdos técnicos e estratégicos de negócios como Gestão de Projetos, ferramentas Microsoft Office e Gestão Financeira, bem como, conteúdos comportamentais que ganham destaque, tendo em vista que, o diferencial de gestores de sucesso está na capacidade da interação humana e gerenciamento emocional”, afirma Cristiane Suringar, HR Country Leader, responsável por Pessoas e Cultura da Pitney Bowes

O programa também busca promover reflexões e transformações no status quo social dos participantes. “Além do propósito organizacional na formação desses líderes, sabemos da importância no contexto social e, em muitos casos, buscamos criar um padrão novo de respostas em seus diferentes contextos com mais oportunidade de se desenvolverem”, diz Cristiane.

Para ela, os resultados do programa de desenvolvimento são claramente mensuráveis. Entre eles, estão o retorno de muitos profissionais às cadeiras das universidades, como continuidade do processo de formação tanto técnicas quanto sociais. Além disso, houve um aumento dos dados das pesquisas de engajamento da organização ao longo dos últimos anos, que contribuiu para a percepção de uma organização mais humanizada, que respeita e valoriza os indivíduos que nela trabalha. “Na Pitney, temos um espaço aberto de diálogo e o respeito genuíno pelas diversidades, sobretudo pela de pensamentos”, diz Suringar.

Além disso, a companhia vem percebendo melhor desenvolvimento dos soft skills, necessários para um mundo mais ansioso e não linear. “O Programa Líderes do Futuro promove uma reflexão para que estes jovens possam descontruir crenças limitantes e proporcionar um melhor entendimento dos indivíduos no mundo”, afirma Cristiane.

Ela lembra que não são apenas os participantes que passam pelo processo de desenvolvimento, mas sim seus gestores diretos e pares. Para a executiva, apoiar os colaboradores no entendimento e na importância das competências essenciais para lidarem com o mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible) faz-se cada vez mais fundamental.

“Resiliência e propósito são competências necessárias para lidar com a fragilidade, empatia e clareza para controlar a ansiedade, agilidade e adaptabilidade para conviver com a não linearidade, comunicação e intuição para a incompreensibilidade. Todas estas competências estão conectadas à Inteligência Emocional e a como gerenciamos e lidamos com nossos relacionamentos”, comenta a HR Country Leader, responsável por Pessoas e Cultura da Pitney Bowes.

Aline Bento é colaboradora da Pitney e diz que ter a chance de participar do Programa Líderes do Futuro é uma oportunidade muito valiosa para o desenvolvimento profissional e pessoal. “Saber que a empresa que trabalhamos investe em nosso futuro e desenvolvimento nos dá uma sensação incrível de pertencimento”, avalia Aline.

Para Thiago Silva, outro colaborador da empresa, é uma ótima oportunidade para obter conhecimento e aprimorar experiências profissionais. “Classifico o projeto como um dos mais importantes dentro da organização. De antemão, o curso não promete o cargo de gestão, mas proporciona de forma incalculável o desenvolvimento profissional. Além das grandes experiências adquiridas no projeto, há o privilégio de mergulhar nos valores e cultura da Pitney Bowes. Rico em conteúdo, dinâmicas em grupo, apresentações de trabalhos, valores e culturas, entre outros adendos que presenciei internamente. Foi uma experiência única e indescritível”, finaliza o colaborador.