Principais semelhanças e diferenças na família de dispositivos iPhone 15

Principais semelhanças e diferenças na família de dispositivos iPhone 15

Desde o final de setembro de 2023, o iPhone tem uma nova família de dispositivos móveis na vanguarda das vendas e disponível para todos os fãs da marca da maçã mordida. 

Estamos falando dos terminais iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, sendo esses últimos suas versões premium, carro-chefe da empresa e dois dos dispositivos mais completos da atualidade.

Uma novidade nessa edição dos telefones da Apple é que eles finalmente incorporaram a porta USB-C, substituindo o popular Lightning, por normas internacionais, com o objetivo de reduzir o número de carregadores e cabos que são produzidos no planeta. 

Além disso, as dimensões das edições anteriores foram mantidas (6,1 polegadas para o modelo básico e o Pro; 6,7 polegadas para o Plus e o Pro Max). Mas, junto com as semelhanças, há algumas diferenças, que mencionaremos a seguir.

Titânio vs. alumínio

Os iPhone 15 geraram polêmica por causa dos elementos usados em sua fabricação, sendo uma das grandes diferenças entre os formatos padrão e topo de linha. O dispositivo tradicional e sua versão Plus são desenvolvidos em alumínio, com uma tampa traseira de vidro fumê, disponível em cinco cores: verde, preto, azul, rosa e amarelo. 

Por outro lado, para o iPhone 15 Pro e Pro Max, a Apple decidiu optar por um design baseado em titânio. Essa liga tem qualidade aeroespacial, ou seja, é o mesmo material usado em naves espaciais que são enviadas a Marte, e garante a melhor relação resistência-peso do mercado. 

De fato, o iPhone 15 Pro é considerado o dispositivo Premium da Apple mais leve já construído, com 187 gramas. Ele está disponível em quatro cores: branco titânio, preto titânio, azul titânio e natural titânio.

O novo chip

O iPhone 15 e o iPhone 15 Plus apresentam o mesmo chip que veio nos modelos Premium da família iPhone 14 do ano passado: o A16 Bionic, com uma CPU de 6 núcleos, 2 para desempenho e 4 para eficiência, uma unidade de processamento gráfico de 5 núcleos e um Neural Engine de 16 núcleos. 

As versões Pro do iPhone 15 apresentam o novo chip A17 Pro da empresa, que apresenta melhorias significativas no desempenho da CPU, unidades de processamento gráfico e afirma ser mais rápido do que o modelo anterior. 

Esse novo chip inclui um driver USB 3, que permite transferências de dados de até 10 GB/s com um cabo dedicado. Enquanto isso, as versões Plus e padrão estão vinculadas à velocidade do USB 2.0, deixando os recursos do antigo conector Lightning, descontinuado para essa edição, praticamente inalterados.

Armazenamento 

Os dispositivos básicos e Plus têm capacidades de armazenamento idênticas, com ambos os modelos tendo opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB ou 512 GB, enquanto o iPhone 15 Pro Max tem uma configuração inicial de 256 GB. Dito isso, as duas opções Premium têm uma alternativa de capacidade ainda maior, em seus modelos de 1 TB.

Câmeras

As câmeras dos smartphones são cada vez mais importantes e, em muitas circunstâncias, são um dos principais avanços entre um modelo e seu antecessor, um sinônimo do sucesso ou não do produto. 

Com o iPhone 15s, isso não é diferente, pois os celulares padrão e Plus dão um verdadeiro salto em relação à família iPhone 14, com um sensor principal de 48 MP, acompanhado por uma lente ultra grande angular de 12 MP e uma lente teleobjetiva de 12 MP x2.

Enquanto isso, os modelos Pro contam com uma lente teleobjetiva final, no iPhone 15 Pro, de 12 MP x3, e no Pro Max, de 12 MP x5, aperfeiçoando os zooms óticos de close-up, garantindo fotos de alta resolução em distâncias focais de até 77 mm, no iPhone 15 Pro, e de até 120 mm, no Pro Max. 

Além disso, ambos os smartphones foram projetados para gravar vídeos espaciais, que podem ser reproduzidos no Apple Vision Pro, incentivando o uso da realidade virtual para reviver experiências. 

Dessa forma, os dispositivos de ponta da Apple têm dois dos sistemas de câmera mais poderosos e inovadores dos dispositivos móveis atuais.