Previsão de crescimento no setor da construção civil e suas tendências para 2023

Previsão de crescimento no setor da construção civil e suas tendências para 2023

O mercado viu o setor da Construção Civil crescer cerca de 7% em 2022 e tal cenário vem se inclinando para alta desde 2021.

Dessa forma, é esperada uma estabilização depois deste crescimento registrado. A expectativa para esse ano, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), gira em torno de 2,5%.

Portanto, essa alta ocorre pelo fato dos setores ligados à construção civil estarem em crescimento como: a mineração e a siderurgia. Com a produção e recursos desses setores valorizada, a construção civil é abastecida a fim de explorar seu potencial.

Dessa forma, a disponibilidade de insumos de qualidade aumentam e os preços se estabilizam, e por consequência aumentam a demanda por novos empreendimentos na região.

A inovação tecnológica e a evolução dos processos construtivos também são fatores importantes para o crescimento da indústria da construção. Esta inovação vai desde as ferramentas usadas no canteiro de obras até novas maneiras de gestão de obras.

Tendências da Construção Civil para esse ano

Inteligência artificial e Realidade aumentada

Elas são responsáveis por melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho, além de tornar a construção mais inteligente e moderna. 

A inteligência artificial, por exemplo, possibilita uma visão mais clara e precisa dos dados da obra, garantindo indicadores e melhorando a previsão de situações. 

Já a realidade aumentada ocorre na interação entre o ambiente real e elementos virtuais, permitindo uma visualização mais realista e interativa do empreendimento.

Drones

Os drones são uma tendência cada vez mais presente no setor da construção civil. Eles podem ser usados para realizar auditorias de obras, mesmo em locais de difícil acesso, e oferecem agilidade nas análises e auxílio no canteiro de obras.

Além da filmagem para produção de conteúdo, os drones possibilitam avaliação termográfica de revestimentos, identificação de sinais de desgaste na construção, visualização do mapeamento 3D e diminuição dos riscos para os colaboradores nas obras.

Sustentabilidade e cidades Inteligentes

As construções verdes visam utilizar materiais ecológicos, reduzir o consumo de recursos e gerar menos resíduos. 

Essa tendência também tem como objetivo garantir o conforto e a saúde dos ocupantes, além de reduzir o impacto ambiental antes, durante e após a obra. Exemplos de materiais que são destacados nesse contexto são o bioconcreto, tijolos ecológicos, entre outros.

As Cidades Inteligentes, por sua vez, são comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital consciente. Elas utilizam tecnologias para construir um processo de planejamento participativo, que envolve os cidadãos. 

Através de Tecnologias da Informação e Comunicação, o objetivo é promover o letramento digital, a governança e a gestão colaborativa, solucionar problemas reais, como a desigualdade, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

Softwares de gestão de obras

As obras de construção civil podem ser complexas e desafiadoras, com muitos processos que precisam ser gerenciados de forma eficiente para garantir sucesso na entrega. 

É aí que entra a tendência de uso de softwares de gestão de obra, que ajudam a agilizar e otimizar esses processos, tornando-os mais eficientes e confiáveis.

Esses softwares permitem acompanhar de perto todas as etapas da obra, desde o planejamento até a entrega, com funcionalidades para gerenciamento de equipes, gestão financeira, alocamento de recursos, acompanhamento de prazos e riscos, entre outras.

Isso significa que os profissionais envolvidos na obra têm mais informações precisas e atualizadas, o que os ajuda a tomar decisões mais assertivas e a minimizar riscos. 

Além disso, a tecnologia permite que essas informações sejam compartilhadas entre todas as equipes envolvidas na obra, garantindo maior transparência e colaboração.