Empresas apostam na oferta de assistência médica para prestadores de serviços PJ
São Paulo, junho de 2024 – A contratação de prestadores de serviço como pessoa jurídica (PJ) está se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho brasileiro. Com a Reforma Trabalhista de 2017, que flexibilizou as relações de trabalho, as empresas têm optado por colaboradores PJ para reforçar suas equipes, reduzindo custos com FGTS, INSS e outros encargos trabalhistas.
Essa tendência tem levado organizações a estender benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde, a esses profissionais.
Entre os benefícios oferecidos, o plano de saúde se destaca como uma excelente ideia para as empresas que contratam PJs. A assistência médica é uma prioridade para a maioria da população e, segundo uma pesquisa do Instituto Vox Populi realizada a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), é o terceiro item mais desejado pelos brasileiros, ficando atrás apenas do sonho da casa própria e da educação.
Gustavo Lima, Diretor de Produtos do Joov, uma plataforma 100% online que oferece vendas seguras de plano de saúde, explica que ao fornecer um seguro saúde, a empresa demonstra valorização e cuidado com o profissional PJ, o que contribui para a retenção de talentos e atrai profissionais de alta performance.
Oferecer plano de saúde para PJ traz diversas vantagens, tanto para as empresas quanto para os prestadores de serviços. “O acesso a cuidados de saúde possibilita uma abordagem preventiva, reduzindo o absenteísmo e melhorando a qualidade de vida e produtividade no trabalho”, destaca Gustavo Lima. Além disso, a valorização do profissional PJ faz com que ele se sinta mais do que um simples número na empresa, fortalecendo o vínculo e a fidelidade ao parceiro.
Atualmente, o Joov conta com parceiros renomados como Sami, Notredame Intermédica, Amil e Hapvida, oferecendo planos de saúde personalizados para PJs.
A operadora Sami, por exemplo, oferece uma rede credenciada de hospitais e laboratórios reconhecidos, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, Maternidade Santa Izildinha e Labi. Cada colaborador tem acesso ao seu Time de Saúde, com médicos e profissionais de enfermagem disponíveis para atendimento presencial ou por telemedicina. Além disso, a Sami proporciona acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, que inclui academias e aplicativos de exercícios como Wellhub (antigo Gympass), além de meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e terapia digital – todos gratuitos e já incluídos no plano.
Mas, afinal, quais são os benefícios de oferecer um plano de saúde para os prestadores de serviço que são contratados como pessoa jurídica. Gustavo destaca alguns, como, por exemplo:
1 – Melhoria na qualidade de vida
Com a contratação de um plano de saúde, a possibilidade de o profissional ter uma melhora na qualidade de vida aumenta bastante. Ele terá acesso a serviços médicos de forma ilimitada, sempre que precisar realizar consultas ou procedimentos mais complexos. “Ter um plano de saúde PJ traz mais segurança e comodidade, gerando um impacto positivo no bem-estar do indivíduo. A vantagem é que alguns planos permitem incluir familiares e dependentes, podendo estender os benefícios aos entes queridos”, comenta Gustavo.
2 – Melhoria dos indicadores empresariais
As empresas que oferecem plano de saúde aos seus colaboradores tendem a ser consideradas bons locais de trabalho, gerando um importante diferencial competitivo. Dessa forma, há melhoria nos indicadores de desempenho, possibilitando que a organização conte com mais motivação e produtividade. “Para os autônomos, contratar um plano de saúde PJ MEI garante proteção em caso de doenças que podem prejudicar o desenvolvimento das atividades profissionais. Mesmo em situações de afastamento temporário, há total tranquilidade de contar com serviços médicos de qualidade”, afirma o Diretor de Produtos do Joov.
3 – Inclusão de dependentes
Os colaboradores podem inserir seus familiares e dependentes no plano de saúde PJ. Em algumas corretoras, é possível incluir pessoas com até terceiro grau de parentesco consanguíneo, além de filhos, cônjuges e companheiros. “Esse é um fator que representa, sem dúvidas, bastante economia para quem contrata, mas também para quem vai usufruir do plano de saúde. As condições de extensão aos familiares geralmente são definidas pela política de benefícios de cada empresa”, explica Gustavo Lima.
4 – Preços atrativos
O custo-benefício e os preços dos planos de saúde PJ são atrativos para as empresas que desejam aperfeiçoar suas políticas de benefícios. “Para além das vantagens oferecidas à saúde dos colaboradores, a contratação do plano ainda gera descontos na declaração anual do Imposto de Renda. Ou seja, a organização passa a oferecer excelentes diferenciais, ao mesmo tempo em que reduz de forma geral seus custos. Isso faz com que o plano de saúde PJ seja, de fato, um investimento para os empreendimentos que desejam adquirir competitividade e ser um atrativo para os melhores talentos”, conclui.