Empresas conseguem economizar no pagamento de tributos quando realizam o planejamento de forma assertiva e com auxílio de consultoria especializada
No Brasil, os altos impostos representam uma realidade que afeta tanto os indivíduos quanto as empresas. A complexa estrutura tributária do país impõe uma carga significativa sobre a população, contribuindo para desafios econômicos e sociais, como a dificuldade de investimento e o alto custo de vida.
No entanto, adotar o planejamento tributário como estratégia pode ser uma ótima saída para reduzir a carga fiscal de maneira ética e em conformidade com a lei. Vale ressaltar que essa técnica pode ajudar tanto indivíduos como empresas.
Mas, a complexidade da área ainda é um obstáculo para muita gente. Desse modo, buscar ajuda especializada faz total diferença para o desenvolvimento de um planejamento eficaz:
“É muito importante buscar o conhecimento de quem entende do tema, pois a área de direito tributário é bastante específica e nem sempre é simples identificar as oportunidades legais que geram economias significativas”, explica o advogado especialista em Direito Tributário, Sandovaldo Belem.
Junto de seu sócio, o Professor e especialista em Direito Tributário, Paulo Henrique Maia, ele está à frente do escritório de advocacia Sandovaldo Belem Advocacia & Consultoria, que se destaca no segmento devido às suas contribuições e soluções criativas na área tributária.
Planejamento tributário deve ser feito com antecedência
Um dos erros cometidos por muitos empresários é deixar o planejamento tributário para a última hora, ou seja, quando se aproxima a data de pagamentos de impostos.
O prazo curto até as datas de quitação dos tributos podem ser um impedimento de tempo na busca e estudos de economias possíveis em relação a carga tributária de uma empresa.
Por isso, “o ideal é sempre fazer o planejamento de forma antecipada. Isso permite que o cliente tome decisões financeiras de forma mais fundamentada e explore mais opções fiscais vantajosas”, acrescenta Sandovaldo Belem. Isso permite que as empresas economizem mais e aumentem o seu faturamento final.
Outro erro bastante comum é a evasão fiscal. É uma visão errônea achar que burlar o pagamento de impostos é uma opção vantajosa quando, na verdade, essa decisão muitas vezes leva a dívidas onerosas com a União e a muitos conflitos futuros que poderiam ser evitados.
O ideal é sempre estar em conformidade com as suas obrigações fiscais, no entanto, a própria legislação oferece possibilidades de otimizar os tributos.
Além disso, é fundamental sempre buscar a consultoria especializada porque as leis tributárias estão em constante mudança.
Para obter mais informações sobre planejamento tributário e conhecer melhor o trabalho do advogado Sandovaldo Belem e do professor Paulo Henrique Maia, visite o site oficial do escritório: https://sandovaldoadvogados.com.br/.