Na contramão do fechamento de agências bancárias, cooperativas crescem durante a pandemia, mas esbarram na carência de perfis qualificados para preencher vagas
São Paulo/SP – As cooperativas despontaram durante a pandemia como porta de acesso ao crédito para milhares de brasileiros. Segundo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), foram responsáveis por 31% do total das concessões de empréstimos a pequenos negócios em 2020.
Com o mercado aquecido, instituições como Sicoob e Sicredi ampliaram a presença física (juntas abriram 347 pontos de atendimento no último ano), e agora correm para capacitar seus associados e prospectar talentos preparados para lidar com a nova demanda. E é aqui que existe um nó na visão do CEO do Grupo EMB, o economista Fabio Louzada.
“A questão é que quando falamos em capacitação de profissionais para o mercado financeiro, as iniciativas são em sua maioria voltadas para bancos e corretoras. As cooperativas de crédito têm demandas específicas e existe uma escassez de programas de formação que preparem profissionais para a dinâmica de trabalho nessas instituições”, conta o empresário.
Louzada foi convocado pelo Sicredi para realizar um programa de treinamento personalizado para associados no segundo semestre de 2020. Durante a imersão, escutou as dores da instituição e dos profissionais e com base na experiência estruturou o Partiu Coop.
O Partiu Coop é uma iniciativa do Grupo EMB que visa capacitar e certificar profissionais do setor, além de ampliar o olhar do público para as oportunidades de carreira existentes nas cooperativas de créditos. “Queremos ser impulsionadores das cooperativas e escolhemos benchmarks do mercado para ser os porta-vozes dessa mensagem”, explica Fabio Louzada.
Entre os nomes que serão embaixadores do projeto estão Lizziane Rebeque e Vanessa Elesbão de Souza, do Sicredi, e Laysla Cristtine Costa, do Sicoob, especialistas no modelo cooperativista e que conhecem não só o que as instituições esperam de seus associados, mas também as principais dúvidas da população sobre as similaridades e diferenças no comparativo com bancos.
“O Partiu Coop vai aproximar e disseminar o cooperativismo mesmo em um momento de incertezas e insegurança como o que estamos vivendo, será algo enriquecedor. Vamos colocar em prática o 5º princípio do cooperativismo que é levar educação e informação sobre a natureza e as vantagens da cooperação”, declara Laysla Cristtine Costa.
Lizziane reforça também a importância do networking que será proporcionado pelo projeto para quem busca oportunidades no setor. “Seremos porta-vozes do cooperativismo de crédito, levando conhecimento e interagindo com aqueles que desejam fazer parte de uma cooperativa ou mesmo se associar como cooperado”.
O Partiu Coop é uma iniciativa inédita no Brasil e deve anunciar nas próximas semanas as atividades com foco em capacitação. Por enquanto, o público pode interagir com o projeto e conhecer mais sobre as cooperativas de crédito por meio dos conteúdos publicados no Instagram @partiucoop.
Sobre o Grupo EMB
Com origem na fundação da startup Eu Me Banco, em março de 2019, o Grupo EMB reúne projetos de educação e de produção de conteúdo que suprem a lacuna entre as demandas do mercado financeiro e a oferta de profissionais com competências teóricas, práticas e comerciais avançadas, além de estimular o networking e o acesso ao mercado de trabalho.
Mais de 10 mil alunos foram atendidos pelos projetos do Grupo EMB, que integra em seu ecossistema a escola Eu Me Banco e as spin-offs Clube do Assessor, Partiu Banco, Partiu Coop, Elas se Bancam, Agência Aceleraê, EMB Carreiras, EMB Research e o podcast diário Eu Me Cast – publicado no YouTube e Spotify.
O CEO e cofundador do Grupo EMB, o economista Fabio Louzada, é o profissional com mais certificações nacionais em investimentos (CPA-10, CPA-20, CEA, CFP®, CGA, CNPI, PQO e AAI) e membro da comissão de educação da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar). Com mais de 12 anos de carreira, acumula passagens como assessor de investimentos na área de alta renda nos bancos Bradesco Prime, Santander Select, Citigold e Itaú Personnalité.
Está entre os perfis do mercado de investimentos de maior influência no LinkedIn Brasil e soma, juntamente com seu perfil no Instagram e canal no YouTube, mais de 177 mil seguidores. Assina o boletim Acorda Mercado, com notícias e análises econômicas e de investimentos, e é âncora Eu Me Cast, podcast sobre o mercado financeiro transmitido ao vivo pelo canal da Eu Me Banco no YouTube de segunda a sexta, às 18 horas, e também disponibilizado no Spotify.