Dados da ABAC mostraram que até maio de 2022 já eram 8,62 milhões de participantes ativos, batendo o recorde histórico
São Paulo, agosto de 2022 – Para quem tem o sonho de investir na compra de um carro, um imóvel ou possui outros planos para o futuro e gostaria de guardar dinheiro para isso, o consórcio é a melhor opção. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona essa modalidade de autofinanciamento essa modalidade de autofinanciamento.
O consórcio é uma forma de adquirir um bem ou serviço no formato colaborativo, no qual pessoas físicas ou jurídicas se unem por meio de uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central (Bacen). As contribuições mensais dos participantes formam uma poupança coletiva, chamada de fundo comum, da qual saem os recursos para cartas de crédito disponibilizadas todos os meses a consorciados que são contemplados por lance (uma espécie de leilão) ou por sorteio.
Por não exigir pagamento de entrada ou juros, o sistema de consórcios tem crescido de forma contínua nos últimos anos, sobretudo entre as classes B, C e D. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), em maio de 2022 foi registrado um novo recorde, com 8,62 milhões de cotas ativas em todo o país. O crescimento do mercado reflete a busca por um mecanismo de autofinanciamento que não esteja atrelado a juros altos e que seja mais flexível, se adaptando a diferentes situações e capacidades de pagamento.
O modelo do consórcio atende a essa necessidade, com prazos e créditos acessíveis para diferentes perfis e com contribuições mensais estipuladas de acordo com a realidade de cada um. Além disso, mesmo com a modalidade de pagamento parcelado, o consórcio também proporciona o poder de compra à vista e, quando chega o momento de ser contemplado, o consorciado recebe o acesso ao valor integral.
Por ser regulamentado pelo Banco Central, o consórcio se torna uma modalidade de investimento bastante segura. No entanto, para quem pretende investir na aquisição de consórcios como estratégia para formar patrimônio ou mesmo guardar dinheiro, é importante conhecer bem as regras do modelo para fazer as escolhas mais apropriadas e saber o que esperar em caso de imprevistos.
Para evitar surpresas desagradáveis, o CEO do BomConsórcio, Jorge Freire, recomenda o apoio de uma consultoria especializada na hora de escolher o consórcio. “O consórcio sem dúvidas é a melhor opção para quem deseja se planejar, pois, mesmo tendo condições comerciais normalmente vantajosas frente a outros mecanismos de financiamento, a data da contemplação é imprevisível: pode acontecer desde o primeiro mês até o final do período contratado. Como se trata de um compromisso de médio a longo prazo, o novo consorciado precisa ter conhecimento dessas e de outras informações que lhe ajudem a escolher a melhor opção para a sua realidade. Além disso, deve estar clara ao consorciado quais as implicações de uma eventual mudança de planos, por exemplo”, diz. “Nesse sentido, é recomendável buscar consultores ou empresas de confiança. No BomConsórcio, por exemplo, 100% dos profissionais possuem a certificação de profissionais de consórcios da ABAC, a PCA-10”, finaliza.
Sobre o BomConsórcio
O BomConsórcio, primeira empresa B Certificada do Sistema de Consórcios, é uma plataforma de soluções inovadoras para o mercado de consórcios, com um modelo de atuação que prioriza a implementação de alternativas que melhor contribuam para a inclusão econômica e o bem-estar das pessoas. Nascida em 2015 para atender a um desafio histórico do segmento de consórcios e apoiar as administradoras na oferta de alternativas a consorciados sem condições ou interesse em permanecer com suas cotas, a empresa traz segurança e liquidez na realocação de cotas ativas ou canceladas, fomentando o crescimento de um mercado confiável e transparente. Além disso, oferece soluções especializadas para novos consorciados e investidores. Para saber mais, acesse o site do BomConsórcio