“Oscar dos Eventos”: Prêmio Caio coroa os melhores do mercado

“Oscar dos Eventos”: Prêmio Caio coroa os melhores do mercado

Saiba tudo sobre essa homenagem a empresas e profissionais do ramo, que identifica e reconhece os melhores trabalhos desde 1999.

Todas as áreas de atuação têm seus desafios e, por isso mesmo, quem se destaca merece reconhecimentos. Os prêmios de cada segmento prestam essa homenagem e, na Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, o mais famoso é o Prêmio Caio, considerado o “Oscar” do setor.

A cerimônia oficial acontece, tradicionalmente, na segunda semana de dezembro e, este ano, está marcada para o dia 15 de dezembro, em São Paulo. O evento já premiou ao longo de sua história, por exemplo, grandes centros de eventos de São Paulo, os melhores hotéis em Curitiba e destinos surpreendentes para eventos de pequeno porte. Este ano, se prepara para a volta de uma grande celebração, sem as restrições do período pandêmico.

O evento espera receber representantes dos melhores resorts e hotéis com espaços para eventos, centros de convenções, pavilhões para feiras e exposições para eventos de todo o país. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze.

Finalistas 2022

A organização do Prêmio Caio acaba de anunciar os finalistas de 2022 nas categorias de Melhores Hotéis e Centros de Convenções do Brasil. Essa é a 23ª Edição do Prêmio e a lista dos melhores em cada uma das dez categorias pode ser conferida no site oficial.

Apenas seis estados brasileiros aparecem na lista dos 30 empreendimentos que foram destaque na etapa nacional do Caio de 2022. São Paulo ganhou 21 indicações; o Rio de Janeiro, teve 4; a Bahia, 2; Paraná, 1; Ceará, 1 e Santa Catarina,1.

O Prêmio

O Prêmio Caio é um produto da Revista EVENTOS, realizado pelo Grupo Conecta Eventos, desde 1999. Apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios, é bastante aguardado pelo setor.

São reconhecidas as categorias de eventos e serviços, além do Prêmio Caio de Sustentabilidade, que leva em conta ações de sustentabilidade ambiental, social ou econômica de eventos, prestadores de serviços ou empreendimentos. Nessas categorias, as empresas se inscrevem e são julgadas por especialistas.

O Prêmio reconhece ainda os melhores destinos para eventos e os melhores empreendimentos para esse fim, além da personalidade do ano. Cada jurado indica um nome que considera relevante e um conselho diretor vota para decidir quem são os destaques e também o grande nome do ano.

Além de celebrar quem se destaca no ramo, a celebração é um momento de encontro anual entre os profissionais do setor, sendo o único evento desse tipo na área, o que o torna ainda mais relevante.

O Prêmio Caio também se propõe a incentivar a atividade como um todo, resgatando a memória e preservando a cultura desse ramo tão desafiador.  Nesse sentido, a criatividade é vista com bons olhos, mas deve andar aliada com a tradição e as boas práticas reconhecidas no mercado.

Uma curiosidade é que o nome do “Oscar dos Eventos” é uma homenagem direta ao primeiro profissional a receber o Grand Prix Prêmio Caio, nos anos 2000. Caio de Alcântara Machado é um pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, conhecido internacionalmente por sua atuação no setor.

Por que o troféu é um jacaré?

Os troféus do Prêmio Caio, tradicionalmente, têm o curioso formato de um jacaré. Segundo o site oficial da premiação, essa é uma referência à frase do jogo do bicho “Um dia vai dar jacaré”, que incentivou o criador do prêmio a continuar investindo no segmento de Feiras e Eventos.

O empresário tem até uma biografia publicada com esse título e quem já visitou o seu escritório diz que lá ele coleciona dezenas de quadros e objetos que fazem referência a jacarés. O Prêmio Caio quase poderia se chamar Prêmio Jacaré.