Na área de healthcare, companhia se orgulha de oferecer monitores de pressão com conectividade bluetooth e OCR; 19% do faturamento da empresa provém dessa área de negócio
Melhorar a vida da população e contribuir para uma sociedade melhor: estas são as missões da Omron Healthcare e, para isso, a empresa vem investindo fortemente em tecnologia de última geração e se empenhando em invenções que impactam o mundo.
Fundada em 1959 pelo japonês Kazuma Tateisi, a companhia possui um longo histórico de inovações. O Sr. Tateisi tinha muitos interesses, variando de literatura e teatro até medicina, esportes e restaurantes finos. Era também pintor e músico talentoso, e todo seu conhecimento o levava a viver em constante processo de criação, desenvolvendo novas técnicas de gestão e buscando novos desafios e oportunidades.
“A busca pessoal do Sr. Tateisi em servir a sociedade sempre o inspirou a avançar, muitas vezes em áreas inexploradas. Ele foi capaz de utilizar o que aprendia com suas experiências e incorporar aos seus conhecimentos nos negócios, estimulando o crescimento da Omron”, afirma Lucas Chiavenato, diretor de trade marketing da companhia.
Segundo ele, a cultura corporativa da Omron pode ser resumida pela frase favorita do fundador: “Tente primeiro”. Para ele, dizer apenas ‘não posso’ estava fora de cogitação. “Ele dizia: ‘tente e encontre uma maneira de fazer’, pois era assim que conseguia inovar”.
Lucas Chiavenato explica que a origem do nome Omron é encontrada em “Omuro”, distrito onde o Sr. Tateisi instalou sua primeira loja na cidade de Kyoto. O nome da empresa simboliza não só a tradição e o artesanato que permeia o distrito de Omuro, mas também uma cultura empresarial centrada na inovação e na criatividade. Agora, ele lembra que a Omron é sinônimo de qualidade em todo o mundo.
Hoje, a rede global de negócios da empresa entrega produtos e serviços em cerca de 120 países. Com mais de 28 mil colaboradores, sendo 10,6 mil no Japão e 17,4 mil ao redor do mundo, a Omron é líder global em tecnologia para solucionar problemas sociais. “Nossos negócios incluem desde automação industrial e componentes eletromecânicos a sistemas desenvolvidos para a sociedade que incluem catracas automatizadas, energias renováveis e healthcare”, esclarece.
Na área de healthcare, a Omron se orgulha de oferecer monitores de pressão com conectividade bluetooth e OCR. “Todos os nossos monitores de pressão arterial são clinicamente precisos e validados, com certificados de associações que classificam o equipamento e garantem sua validação”, diz Lucas Chiavenato.
Já os nebulizadores contam com tecnologia destinada a cada tipo de cuidado que o consumidor procura, com ampla gama de opções. Conforme o especialista destaca, é possível encontrar nebulizadores apenas para tratamentos pontuais, como o ultrassônico, que atende as alergias como tempo seco, gripes e resfriados, ou compressores para quem precisa manusear medicação durante a nebulização. “Existem pessoas que tratam de doenças como DPOC ou Fibrose Cística, que exigem a realização de várias sessões de nebulização durante o dia. Para esse tipo de público, oferecemos o Inalador portátil Mesh, nebulizador que possibilita manusear medicamentos e levá-lo dentro da bolsa”, ressalta ele.
Para o desenvolvimento de todos esses equipamentos, a empresa inaugurou recentemente uma nova fábrica, situada em Jundiaí. ‘Ela foi pensada para garantir mais qualidade dos produtos em métodos de distribuição mais rápidos e mais estáveis”, salienta Chiavenato. Segundo ele, a nova fábrica é importante para todas as unidades da Omron no mundo e, principalmente, para a América Latina, pois, com ela, a empresa está atendendo o mercado brasileiro, por completo, e também, países latino americanos.
A fábrica de Jundiaí tem 24 mil m² de área, sendo 13 mil m² construídos e mais de 11 mil m² de área verde. É o dobro do tamanho das localizadas em Diadema e Vila Liviero e tem capacidade produtiva 4,5 vezes maior. Os funcionários se dividem em três turnos para aumentar a produtividade dos nebulizadores, monitores de pressão e acessórios para inalação.
A estrutura foi projetada especialmente para a Omron e atende às necessidades da fábrica e dos escritórios. “Todos os espaços foram cuidadosamente pensados para garantir o bem-estar das pessoas. A unidade trouxe mais conforto, lazer, segurança e integração para toda a companhia”, diz o executivo.
No ano de 2021, a empresa faturou R$ 26 bilhões, sendo que 53% de seu faturamento proveio de projeto de automação industrial, 19% de healthcare e 13% de componentes mecânicos e eletrônicos.