OAB: 4 hábitos para quem quer passar na prova

OAB: 4 hábitos para quem quer passar na prova

Você sabia que, em média, cerca de 61% dos estudantes que tentam fazer o Exame da OAB conseguem sem aprovados? Apesar da taxa ser boa para os estudantes, ainda assim há um valor considerável de rejeitados. Afinal, são 4 em cada 10 candidatos que falham na prova. Portanto, é importante saber quais são os melhores hábitos para quem quer passar na prova, de forma a conseguir melhorar as suas chances.

É claro que cada pessoa tem o seu perfil e cada um costuma usar o seu próprio estilo de estudar e se dedicar aos estudos. No entanto, também é fato que existem alguns hábitos para quem quer passar na prova que são compartilhados entre todos aqueles que conseguem a aprovação no exame da OAB. Assim, se você quer aumentar as suas chances, é importante conhecer os hábitos mais comuns entre os aprovados.

Quer saber quais são? Siga a leitura do artigo abaixo!

4 hábitos para quem quer passar na prova da OAB

1. Estar em um curso especializado

Um dos hábitos mais comuns de quem passou no exame da OAB é ter feito um curso preparatório específico para isso. É uma questão até bastante óbvia, já que um curso do tipo é especializado em ajudar os alunos a receber a aprovação no exame.

Existem muitas opções famosas no mercado, sendo a mais popular a do Gran Cursos OAB. Ao se matricular nelas, o estudante passa a obter conhecimento especializado e focado em superar as dificuldades do Exame da OAB. Assim, as suas chances de ser aprovado aumentam.

2. Resolver as provas antigas

Estudar é um misto de teoria e prática. Se você vai obter a teoria pelos cursos especializados, precisará encontrar a prática em algum lugar. A melhor sugestão é ao tentar resolver as provas antigas da OAB. Isso ajudará você a se acostumar com o clima da prova e avaliar o seu conhecimento atual.

No entanto, para obter melhor precisão nessa avaliação, tente reproduzir ao máximo as condições da prova da OAB. Ou seja: não tenha o celular por perto, não converse com ninguém, faça o exame com limite de horário e mais. Assim, você se acostumará com o clima da prova, mas também com as melhores estratégias para resolvê-la.

3. Organizar o estudo de forma estratégica

O Exame da OAB é composto por várias partes diferentes. Existem perguntas sobre Direito Constitucional, Direito do Trabalho e por aí vai. Um dos hábitos de quem é aprovado na prova é conseguir estudar de forma estratégica tendo em conta esse padrão específico.

Na prática, isso significa entender quais são as matérias de maior peso, quais delas você tem mais dificuldade e estabelecer uma estratégia de estudo que seja adequada para cobrir os seus pontos fracos e garantir uma boa pontuação.

4. Estudar com frequência e cronograma

Estudar é questão de hábito. E hábito é questão de frequência e repetição. Por isso, um dos hábitos de quem passa na prova da OAB é ter sessões de estudo frequentes e com um cronograma adequado.

Não adianta se matar de estudar na semana anterior ao exame, se você não montou um cronograma completo alguns meses antes. Considere nossa dica anterior e monte um padrão para poder estudar um pouco todos os dias até cobrir todas as suas fraquezas para a prova.

Esses são os principais hábitos para quem quer passar na prova da OAB. Se você incorporá-los no seu dia a dia, conseguirá ter mais chances para ser aprovado e poder começar a advogar. Lembre-se de que um hábito é algo incorporado em 66 dias. Por isso, persevere por um tempo até que todos esses hábitos já sejam comuns na sua vida.

Se você conhece algum estudante de Direito que está tentando ser aprovado na prova da OAB, compartilhe este conteúdo com ele!