Iniciamos com um texto do Mário Cortella sobre aprendizado:
É fundamental não nascermos sabendo- Mario Sergio Cortella
“Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, emagrecer, etc), ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: Por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais se é refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Eu, no ano atual, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado, não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…
Mario Sergio Cortella
Ler mais: http://www.contioutra.com/e-fundamental-nao-nascermos-sabendo-mario-sergio-cortella/#ixzz467UdAwbU
Você já parou para pensar aonde está na sua carreira hoje?
Você não chegou aonde está sabendo tudo. Aliás, justamente pelos erros, pelas mancadas e pelas más escolhas você chegou aonde está.
E justamente por este motivo o sucesso lhe é favorável: Porque as escolhas que hoje faz são baseadas nos erros e acertos que a experiência lhe trouxe.
Ninguém nasce sabendo, mas evoluímos, aprendemos. Errar faz parte, mas aprender com o erro é o grande segredo.
E por este motivo, o fundamental é o aprendizado.
Aprenda com seus erros e acertos e faça a diferença na sua vida e sua carreira.
O que você sabe hoje?
Não importa tanto assim, importa o que você faz com esta informação e o que está disposto a fazer com o que vai aprender ainda.
#IstoFazDiferença