Indicadores que podem ajudar no sucesso das operações na bolsa
O day trade é uma modalidade do trading que consiste em comprar e vender ações no espaço de um pregão diário, lucrando com a diferença nos valores.
A profissão de trader está em alta na bolsa e tem vários exemplos de sucesso. De acordo com dados da B3, o número de day traders alcançou 1 milhão em abril de 2024, quase 20% do total de 6 milhões de investidores na bolsa no Brasil.
E se você quer entender o que é preciso saber para fazer boas negociações, confira abaixo as dicas e os indicadores disponíveis no mercado.
Paciência é uma virtude
Antes de qualquer capacidade técnica, a paciência é a principal habilidade que um trader precisa desenvolver. Sem ela, não é possível fazer operações certeiras e o trader pode sucumbir à pressão do mercado, o que é o caminho certo para a ruína que aflige mais de 90% dos traders.
No day trade, as negociações ocorrem em questão de minutos, mas a paciência é essencial para permitir que elas se desenvolvam. Evitar saídas prematuras, saber o timing para deixar uma operação e, acima de tudo, ter psicológico para lidar com as perdas eventuais no mercado são imprescindíveis.
Análise técnica
Além do suporte psicológico, a análise técnica exige conhecimento prático dos indicadores de mercado. E dado que os traders operam com diversos gráficos, esses indicadores mostram pontos de compra ou de venda de um ativo.
Esses indicadores ajudam o trader a observar padrões e tendências com base no gráfico e nos indicadores de um determinado ativo. Os mais famosos deles são o RSI, o MACD, as médias móveis, o volume de negociação e, no caso do Bitcoin (BTC), o MVRV.
RSI – Índice de Força Relativa
Criado nos anos 1970, o RSI indica a força ou fraqueza de um ativo em relação a uma escala que varia de 0 a 100. Em ordem crescente, a escala define o quão bom é o momento de compra de um ativo.
Quanto mais o RSI de um ativo estiver próximo de 0, maior é a chance desse ativo se valorizar e dar bons retornos. Ou seja, mais barato está o ativo. Por outro lado, um ativo com RSI próximo de 100 é considerado mais caro e, portanto, sua compra não é recomendada nesse momento.
Para ter uma margem de segurança, muitos traders colocam o limite de RSI em 70, evitando operar ativos que estão acima desse nível.
Médias móveis
O indicador mais importante para um trader é a média móvel — ou médias móveis, já que existem mais de uma. Esse indicador calcula o preço médio de um ativo com base em um número determinado de períodos, que podem ser de 50, 100, 200 ou outros.
Além da quantidade de períodos, a média móvel também se diferencia por tipos, podendo ser média móvel simples, exponencial, ponderada e outras. Sua importância está no fato de que elas indicam resistências ou suportes de preço, ajudando o trader a saber quando é a hora de comprar ou vender um ativo.
Convergência e Divergência de Média Móvel (MACD)
Se a média móvel é um indicador isolado, o MACD é uma fusão entre dois tipos de médias com o objetivo de formar um novo indicador. Especificamente, o MACD é uma fusão de duas Médias Móveis Exponenciais (MME), que subtrai o valor da mais curta pelo valor da mais longa.
Com isso, o MACD reúne o melhor entre esses dois tipos de indicadores. Além de sinalizar se o ativo está num bom momento para compra ou venda, ele também consegue projetar tendências para ajudar o trader a realizar operações mais certeiras.
MVRV
O Valor de Mercado sobre Valor Realizado (MVRV) é um indicador exclusivo do mercado de criptomoedas. Ele é muito utilizado por traders que buscam identificar se é uma boa hora para comprar, vender ou se é melhor manter seu estoque de criptomoedas.
O MVRV mede o preço atual de um criptoativo em relação ao valor médio adquirido do ativo pelos investidores. Isto é, o preço médio com base em uma divisão geral do mercado.
Assim como o RSI, o MVRV se baseia em uma escala de valor. Quando o índice está abaixo de 1, indica um bom momento para compra. Se estiver entre 1 e 2, recomenda-se cautela; se o MVRV está acima de 2, o preço da criptomoeda está sobrevalorizado e é uma boa hora para realizar a venda e obter lucros.