Entenda como e quando investir em ações de empresas na Bolsa de Valores
Na hora de comprar ações, economistas e investidores sempre ressaltam que os melhores momentos para investir em empresas de valor ou empresas de crescimento devem ser avaliados. Aqui, vamos explicar qual é a diferença entre os termos e quais fatores considerar na hora de escolher novas ações para investir.
Um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffet ressalta que valor e crescimento são partes da mesma equação. Para ele, existem boas empresas em capacidade de gerar valor e de crescer exponencialmente no mercado de ações.
O que são empresas de valor?
As empresas de valor são companhias que têm bons fundamentos, mas que têm ações negociadas com valor abaixo do que realmente é justo pela venda. Dessa maneira, um investidor pode comprar uma ação de uma empresa de valor por um valor abaixo do praticado no mercado e se tornar sócio do negócio.
Geralmente, essas empresas negociam suas ações por um valor menor do que o justo porque estão em momentos desfavoráveis. Dessa maneira, empresas de valor possuem bons fundamentos e boa atuação no mercado, mas estão em setores que enfrentam uma crise ou possuem pouca demanda.
O que são empresas de crescimento?
Empresas de crescimento são companhias que estão inseridas num momento de forte projeção econômica. Geralmente, essas empresas compõem setores que estão em pleno crescimento e que fornecem soluções inovadoras no mercado.
As empresas de crescimento são importantes porque oferecem soluções que suprem demandas de mercado. Elas também se caracterizam por serem empresas “únicas”, companhias que oferecem um produto exclusivo e de qualidade para clientes e, por isso, se destacam no mercado.
Podemos perceber que essas empresas se encontram em momentos diferentes no mercado. Por isso, o investidor precisa ter bastante conhecimento para realizar investimentos assertivos e alocar, de forma correta, o seu capital no mercado de ações.
Como o investidor deve analisar ações de crescimento e de valor?
Depois de entender o que são empresas de valor e de crescimento, um investidor precisa ter uma noção do que precisa analisar antes de realizar seus investimentos. Demos algumas indicações nos próximos tópicos:
Empresas de crescimento
Num momento de investir em uma empresa de crescimento, o investidor deve analisar alguns pontos. Um deles é o seu percentual de participação na companhia. Também é preciso analisar o potencial de crescimento do segmento do negócio e as projeções de receita da empresa no curto e no médio prazo.
Por isso, o investidor deve entender que indicadores mais tradicionais não são os melhores indicativos para empresas de crescimento. Isso porque essas empresas não estão consolidadas no mercado e, com isso, tendem a apresentar balanços financeiros pouco consistentes.
Além disso, essas empresas não estão preocupadas em se consolidar no seu segmento de mercado, elas estão preocupadas com a expansão do negócio.
Por conta disso, o investimento em empresas de crescimento é mais arriscado, já que as ações dessas companhias possuem uma alta volatilidade. Antes de investir em empresas de crescimento é fundamental avaliar se está disposto a correr riscos.
Empresas de valor
Como explicamos acima, as ações de valor são vendidas abaixo do valor de mercado por conta do momento das empresas. E isso traz para o investidor a possibilidade de ter um lucro garantido assim que a ação tiver seu preço corrigido.
Por isso, o objetivo da compra de ações de valor é ter uma “margem de segurança” para ter um lucro garantido numa venda posterior. A melhor forma de encontrar ações de empresas de valor é buscar por companhias que estejam em segmentos ou em situações desfavoráveis.
As dificuldades temporárias por causa de crises e momentos de baixa demanda no mercado fazem com que esses ativos sejam ótimas oportunidades de negócio. Aqui, o investidor compra na baixa para vender na alta, o que tem um risco um pouco menor do que investir em empresas de crescimento, que ainda não estão consolidadas.
É muito importante analisar empresas de valor para fugir das chamadas “value traps”. As value traps são empresas que estão tendo ações negociadas abaixo do mercado porque estão falindo.
Já as empresas de valor estão com ações com valor abaixo do mercado, mas possuem bons indicadores, sendo companhias bastante consistentes nos últimos anos. É essencial saber avaliar negócio por negócio para fazer o investimento certo.
Para saber o melhor momento para ações de valor ou de crescimento, o investidor precisa acompanhar ativamente o mercado. É preciso muito estudo e conhecimento para fazer as movimentações certas e aproveitar boas oportunidades para potencializar o rendimento na renda variável.