O que são casas de análise e porquê o investidor deve contratar uma?

O que são casas de análise e porquê o investidor deve contratar uma?

As casas de análise surgiram no Brasil em 2009, onde uma das primeiras do ramo foi a Empiricus, que possui sede em São Paulo.

Atualmente, existem dezenas de casas de análise espalhadas pelo país, tendo entre as mais conhecidas no mercado a Suno Research que é uma das mais conhecidas. Mas a Empiricus também está entre as maiores, além da Eleven Financial e Levante.

Elas trabalham como casas de análises independentes, ou seja, que não possuem nenhum tipo de ligação com um banco ou corretora.

Essas instituições estão sendo cada vez mais requisitadas, uma das razões é o aumento de investidores entrando na Bolsa de Valores.

Em novembro de 2019, por exemplo, a Bolsa já contava com 1.6 milhão de investidores, 95% a mais que no ano anterior.

Assim sendo, uma casa de análise, também conhecida como “research” é um tipo de empresa voltada para a oferta de informações relevantes sobre o mercado financeiro.

Por meio delas, os investidores têm acesso a boletins, relatórios e outros conteúdos que podem contribuir na tomada de decisão de alocação.

Vale a pena ressaltar que uma empresa do tipo é formada por profissionais certificados. Portanto, eles são autorizados a atuar nessas funções.

O mais comum é que os times sejam compostos por analistas que tenham o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).

Ser cliente de uma casa de análises é fundamental, principalmente para quem está começando agora no mercado.

Ter o apoio das informações de profissionais da área tende a facilitar sua tomada de decisão.

Além disso, há mais chances de acertar nas escolhas. Embora as análises não sejam à prova de erros, elas oferecem uma visão mais ampla e profissional do mercado.

Afinal, as recomendações são montadas por pessoas que estudam e acompanham o mercado regularmente.

Assim, as recomendações podem ajudar você a decidir por qual caminho seguir. Contudo, a decisão final sempre será sua e cabe a você a responsabilidade de escolher qual analista escutar e onde investir o seu dinheiro.

Texto escrito por Fernando Américo | LinkedIn

Colaborador do Guia do Investidor