Você sabia que o Python é uma linguagem de programação de alto nível? Podemos compará-lo como uma sintaxe simples, sendo muito usado em diversas aplicações, como, por exemplo: desktop, web, servidor e ciência de dados. Ele traz diversas linguagens de programação que tem o objetivo de desempenhar um grande papel dentro da internet.
Não somente dentro do desenvolvimento de websites e software, ele tem diversas aplicações óbvias, porém tem ações em diversas áreas mais complexas, como, por exemplo: ciência de dados, interação homem e computador por meio de inteligência artificial e coleta de informações, e diversos outros tipos de soluções.
Porém, ao contrário do que os usuários pensam, quanto mais complexas forem todas as funções que o sistema possa executar, mais intuitivo será o seu uso.
Podemos destacar que essas são algumas razões pelas quais linguagens de programação mais simples tem ganhado espaço dentro do mercado nos últimos anos.
Ele foi criado com grande ênfase dentro do esforço humano sobre a área da computação, o Python vem sendo uma linguagem de programação totalmente acessível que é muito popular dentro do campo emergente da indústria de tecnologia.
Se você tem o objetivo de saber mais sobre o Python, seja você um programador ou somente um curioso, neste artigo vamos abordar algumas das principais funcionalidades, os benefícios que estão associados ao seu uso e também ao mercado para os profissionais da linguagem. Se você se interessa muito sobre o assunto de Python e tem o desejo de aprender mais sobre, é indicado que você procure por um Curso de Python Online.
O que é Python?
Python surgiu no de 1990 pelo Guido Van Rossum, que era um holandês programador e matemático. A linguagem foi projetada com o objetivo de enfatizar o trabalho de diversos profissionais, que seria facilitar a escrita de código limpo, simples e legível, seja dentro de aplicativos menores ou de programas de alta complexidade.
A linguagem oferece diversos recursos como tipagem dinâmica, isso quer dizer que todos os tipos de dados dos valores deverão ser iguais aos tipos de variáveis, ter orientação aos objetos, multiparadigma e recursos poderosos dentro da biblioteca padrão e pela comunidade. O código é aberto e gratuito para todo o uso em qualquer sistema operacional.
Curiosidade: diversas pessoas associam a linguagem de programação com à cobra Python, porém o nome é inspirado em Monty Python, um famoso grupo de comédia britânico dos anos 70.
Como funciona?
Podemos destacar que o código escrito em Python é menor e mais legível do de outros programas disponíveis dentro do mercado. Existem nele menos requisitos de “sintaxe”, como, por exemplo: parênteses em estruturas selecionadas, ponto e vírgula, e o seu código é construído em torno de um espaço em branco.
Python será usado em seu próprio computador com o objetivo de executar o programa através do terminal de comando e será usando uma de suas implementações disponíveis.
Devido a versatilidade, ele tende a ser usado como linguagem de script para diversos aplicativos da Web que são executados dentro do servidor e como ferramenta que tem o objetivo de desenvolvimento de plugins com o objetivo de compreender a sua funcionalidade. Dentro da ciência, o Python é muito utilizado em bibliotecas matemáticas, como, por exemplo: NumPy e SciPy. Ele também é usado como sendo a base para diversos projetos de inteligência artificial e de aprendizado de máquina.
Origem da linguagem Python?
Como já mencionamos o Python foi criado e desenvolvido pelo matemático holandês Guido Van Rossum no início dos anos 90. Ele tinha o objetivo de otimizar a leitura de código e aumentar, assim, a produtividade de programadores ou de quaisquer outras profissionais.
Como essa boa ideia, começou a busca pela criação dessa necessidade: economizar tempo dentro do desenvolvimento e aumentar assim a eficiência de diversos projetos desenvolvidos.
Para tornar essa melhoria totalmente mais eficiente e mais rápida, Guido desenvolveu uma linguagem muito simples e flexível: o Python.
Essa linguagem começou a possibilitar a criação de scripts muito simples até sistemas poderosos, profissionais e de alta qualidade.
Atualmente, além de desenvolvedores de software, diversas áreas, como: biólogos, contadores, físicos e diversos outros profissionais utilizam o sistema para aprimorar suas habilidades.
Esses são alguns motivos pelos quais o uso de Python cresceu substancialmente dentro dos últimos anos em detrimento de outras linguagens.
Quais são os benefícios?
Como você já deve ter percebido, são muitos os benefícios de focar no aprendizado de Python, um deles é a escassez de profissionais altamente especializados com essa linguagem de programação no mercado.
Em outras palavras: se destaque como um bom programador Python e sua competição profissional será muito baixa.
Os Cursos de Python Gratuitos são totalmente focados dentro do objetivo de ensinar os alunos sobre a melhor forma de criar bons projetos de forma online e offline.
Benefícios do Python são:
1. Fácil de aprender: A curva de aprendizado para estudantes de Python é geralmente baixa. A linguagem possui uma sintaxe bastante compreensível e foi criada para melhorar a agilidade e a produtividade de quem o utiliza, para que possa ser absorvida de forma rápida e fácil.
2. Portátil, extensível e multiplataforma: Python é uma linguagem portátil e multiplataforma. Desde que um interpretador esteja instalado, ele pode ser executado sem problemas em diferentes sistemas operacionais. Além disso, o Python também é conhecido por sua natureza extensível, com mais de 125.000 bibliotecas super genéricas à sua disposição.
3. Licença de uso público: o Python é um sistema totalmente gratuito!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.