O que é o CAD e qual a sua importância?

O que é o CAD e qual a sua importância?

Você sabe o que é o CAD? O modelo é bem conhecido no mundo dos desenhos 3D, e hoje existem empresas voltadas à comercialização de softwares CAD.

Os projetos auxiliados por computador são uma maneira de criar digitalmente desenhos 2D e modelos 3D de produtos do mundo real – antes mesmo de serem fabricados.

Com o CAD, é possível compartilhar, revisar, simular e modificar vários projetos com facilidade, abrindo portas para produtos inovadores e diferenciados que chegam ao mercado nos dias de hoje.

Em um sentido muito geral, muitos processos de manufatura estão sendo automatizados com robôs e software. O design auxiliado por computador é uma parte essencial desse processo. No entanto, as ferramentas mudaram ao longo dos anos e as melhores práticas e padrões mudaram com elas.

História do CAD

As origens do CAD remontam ao início dos anos 60 e a Patrick Hanratty e Ivan Sutherland. Enquanto trabalhava para a General Electric, Hanratty desenvolveu um programa que chamou de DAC, o primeiro sistema que usava gráficos interativos e um sistema de programação de controle numérico.

Apenas dois anos depois, em 1963, Ivan Sutherland projetou um sistema que “inovou em modelagem computacional 3D e simulação visual, que é a base do CAD”.  Sutherland chamou seu programa de Sketchpad e explicou que “permite que os designers usem uma caneta de luz para criar desenhos de engenharia diretamente em um CRT”. Em 1971, Hanratty desenvolveu um programa chamado ADAM.

Foi definido como o “primeiro sistema integrado de design gráfico interativo, desenho e manufatura”. Aproximadamente nove em cada dez programas CAD têm suas raízes no ADAM. Hanratty atualizou o ADAM ao longo do tempo, permitindo que ele rodasse em computadores de 16 bits e posteriores de 32 bits. Com a mudança de nome para AD-2000 junto com mais recursos de usinagem e superfície, o programa se tornou um sucesso.

Qual o objetivo do CAD?

Usado por engenheiros, arquitetos e gerentes de construção, o CAD substituiu o desenho manual. Ajuda os usuários a criar projetos em 2D ou 3D para que possam visualizar a construção.

O CAD permite o desenvolvimento, modificação e otimização do processo de design. Graças ao CAD, os engenheiros podem fazer representações mais precisas e modificá-las facilmente para melhorar a qualidade do projeto. A ferramenta também opera como vários materiais: Esse detalhe é muito relevante para quando mais funções você adiciona no projeto.  

Hoje, os desenhos / planos podem ser armazenados na nuvem. Assim, os empreiteiros têm acesso aos desenhos / planos baseados em CAD no local de trabalho. Equipes inteiras podem verificar as modificações do plano facilmente, incluindo o contratado e subcontratados. Dessa forma, é possível para as partes relevantes reconhecer o possível impacto que as mudanças podem ter na construção e se adaptar conforme necessário. Esse acesso imediato aos planos melhora a comunicação.

A utilização eficaz de todas as informações aumenta a produtividade. O CAD permite que os projetistas considerem a eletricidade, o encanamento e outros elementos, ajudando a criar um projeto mais abrangente. 

Em última análise, isso se traduz em menos mudanças de trabalho e menos surpresas durante a construção.

O CAD e seus desdobramentos, com seus muitos recursos, se tornaram um produto básico em toda a indústria da construção e em todas as fases do processo. Seu impacto tecnológico mudou o jogo da indústria – transformou a construção em um trabalho de tecnologia. 

A era do AutoCAD

Uma das primeiras ferramentas principais em design auxiliado por computador nas últimas décadas é chamada AutoCAD.

O AutoCAD se tornou extremamente popular em todos os tipos de desenho, engenharia e design até o corte de plásticos ou outros materiais para peças personalizadas. Grandes e pequenas empresas têm integrado o AutoCAD e seus recursos em seus processos de negócios desde seu lançamento em 1982.

Um dos maiores utilitários do AutoCAD tem sido sua facilidade de uso e a simplicidade de instalação em ambientes tradicionais de bare-metal. 

Ferramentas de design modernas auxiliadas por computador

À medida que o design auxiliado por computador evoluiu, as ferramentas proliferaram. Agora, além do AutoCAD, os usuários de negócios têm todos os tipos de ferramentas específicas do fornecedor para escolher.

O que achou do conteúdo? Para mais artigos sobre design 3D, arquitetura, engenharia, construção e softwares, continue acompanhando o nosso blog.