O que é necessário para abrir uma loja de móveis

O que é necessário para abrir uma loja de móveis

O mercado imobiliário está sempre em expansão no Brasil, o que representa uma ótima oportunidade para abrir uma loja de móveis.

No entanto, não basta comprar um local grande e expor alguns móveis para venda: você precisa cuidar da burocracia, funcionários, espaço, fornecedores e muitas outras coisas.

Precisa de ajuda para abrir uma loja de móveis? Veja o que é necessário para isso!

Antes de mais nada, atenção à burocracia

Abrir um negócio requer que estejamos em dia com toda a burocracia. Aliás, coloque burocracia nisso. O ideal é ter a ajuda de um contador nesse processo, pois requer conhecimentos específicos sobre documentação.

O primeiro documento que você deve obter é o alvará. Para consegui-lo, basta ir até a prefeitura e fazer a solicitação.

Em seguida, como será um ponto comercial, há necessidade de realizar um registro na Junta Comercial de sua cidade.

Além disso, o número de seu CNPJ é formulado na Secretaria da Receita Federal. Esse número é muito importante para sua empresa, pois formaliza contratos, vendas e prestação de serviços.

Para participar da conectividade social, no caso o FGTS e INSS, é preciso se dirigir até a Caixa Econômica Federal.

Por fim, será necessário passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros antes de colocar o negócio para funcionar.

Pronto, agora sua empresa está dentro da legalidade e pode entrar em exercício sem problemas.

Espaço para exposição em sua loja de móveis

Como estamos falando de uma loja de móveis, você vai precisar de bastante espaço para exposição dos produtos. Aliás, o mínimo são 200 metros quadrados, mas existem muitos “poréns” com esse número.

Uma ideia legal é particionar bem o espaço de exposição. Dessa forma, tenha uma área somente para móveis da cozinha, outra para o quarto, sala de estar, escritório e assim por diante. Se não tiver um valor alto para investir, concentre-se em apenas 4 cômodos da casa.

Além disso, lembre-se do estoque de móveis, principalmente se for trabalhar pesado com marketing. Os clientes vão querer os produtos ofertados – e é melhor você ter alguns deles ainda.

Não se esqueça de deixar um local para o escritório da loja, assim como para o caixa. Nada de ambientes apertados, com peças uma em cima das outras, Ok?

Monte uma equipe de funcionários

A equipe de funcionários faz uma grande diferença em sua loja de móveis. Aliás, são os vendedores que fazem as receitas entrarem no caixa – por isso devem ser escolhidos a dedo.

Outro funcionário importante é o montador/entregador. Oferecer entrega e montagem grátis é um diferencial competitivo para sua loja, pois, na maioria das vezes os clientes não sabem como montar o produto. Da mesma forma a entrega ajuda bastante com os móveis pesados e espaçosos, os quais com certeza precisam de um caminhão de entregas.

Os operadores de caixa também são essenciais em uma loja de móveis grande. Eles também podem trabalhar com o crediário e demais condições facilitadas de pagamento.

Se você não quer se preocupar com a administração, contratar um administrador é muito importante. Aliás, essa contratação é válida até mesmo se você for acompanhar as atividades de perto. Um profissional capacitado é sempre uma ótima contratação.

Tenha ótimos fornecedores para sua loja de móveis

Ótimos fornecedores são importantes para qualquer negócio voltado para o varejo. Eles também são indispensáveis quando falamos sobre vender móveis. Não adianta fechar parceria com qualquer fornecedor e torcer para dar certo.

Existem fornecedores que trabalham com itens específicos, como cama, poltrona, ornamentos e assim por diante. Outros já vendem um pouco de tudo, mas nem sempre os produtos são de qualidade. O ideal é encontrar um equilíbrio.

Sua loja de móveis só vai crescer se os produtos vendidos nela forem mais barato e melhores que os do concorrente. Não adianta ter uma ótima gestão e uma equipe espetacular se os móveis são péssimos ou caros demais.

Antes de fechar com um fornecedor, verifique a qualidade dos móveis. Se forem bons e com preço atrativo, feche um pequeno pacote para testar seu modelo de negócio. Bons fornecedores são atenciosos, organizados, rápidos e oferecem produtos de boa qualidade.

Aprenda a lidar com a gestão do seu negócio

Quando falamos em gestão não estamos pensando apenas na financeira, mas sim na gestão como um todo. Gestão de clientes, processos, financeira, pessoas e todas as demais gestões que existem.

Pode parecer fora do comum, mas uma equipe feliz trabalha melhor do que uma equipe triste. Ou seja, até mesmo cuidar da felicidade da equipe faz parte da gestão de seu negócio, pois interfere nos resultados dele.

Outra dica valiosa é manter o contato com seus clientes. Cuide para que a experiência de compra seja ótima. Seja atencioso e escute o problema de cada um. Invista também em uma experiência pós-venda.

Agora você sabe tudo que é necessário para abrir uma loja de móveis. Com certeza seu negócio será bastante próspero!