O HD externo funciona igualmente ao HD comum que fica dentro do computador, a diferença é que ele é menor, tem um peso mais reduzido e algumas entradas diferentes de conexões, como: USB 2.0 e 3.0 ou Type C, sendo escolhido no momento da compra dependendo do modelo e da preferência do usuário.
A finalidade do HD externo é guardar seus arquivos, fotos, vídeos, programas, documentos, e que consiga transportar para outros locais com facilidade.
Funciona de forma simples, conectando no computador, via USB ou o modelo comprado, passando assim os arquivos normalmente para uso, e podendo ver ou usar em outro computador ou local desejado.
Quais são os tipos de HD Externo?
Não existem HD externos diferentes, mas sim marcas e a capacidade distintas. Temos algumas marcas sendo elas: WD, Seagate, Toshiba, LaCie. Os HD Externo têm várias capacidades, indo tanto de 500GB até 4TB, ficando a escolha de cada usuário ao comprar. Aquele que tiver necessidade de tanto espaço no HD compre o que tem mais armazenamento, ficando sem problemas de espaço suficiente para guardar seus arquivos.
É seguro usar HD Externos?
Bom, sabendo que ele funciona com disco rígido, é necessário tomar certos cuidados, não deixando eles caírem pois pode danificar o disco. Como é transportável, pode ocorrer algum atrito em algum lugar, carregando em bolsas, sacolas etc.
Também podemos levar em conta os vírus, se o usuário tiver um arquivo malicioso no computador, e passar para o HD externo, pode ocasionar problemas para o usuário nos seus arquivos. Porém essa é uma das últimas formas de perda de dados. O que mais ocorre são quedas, impactos, alta temperatura ou coisa mais ligada ao hardware.
Se acaso tiver perda de dados, é possível recuperar?
Sabendo que, mesmo ele sendo um HD Externo, pode ainda assim haver problemas, caindo, batendo, com líquidos, alta temperatura, tudo isso e mais pode prejudicar o HD externo. É importante sempre manter um backup em outro HD externo, ou mesmo na Nuvem. Se caso não houver outro backup em algum lugar, no mercado de recuperação encontramos algumas empresas que possam te ajudar.
Pois mesmo que não tenha sido uma grande batida, pode ocorrer perdas, e se houver, é necessário recuperar.
Algumas empresas oferecem esse serviço com segurança e profissionalismo, uma delas é conhecida como Corvus, dizem em seu site que na maioria dos casos é possível recuperar os dados de HD externos. Não é a única, encontra também a Digital Recovery, em seu site dizem, que tem tecnologias exclusivas para recuperação, colocando-os à frente dos concorrentes, sendo eles especialistas em problemas lógicos ou físicos.
O HD externo tem sua grande importância, da lembrança do aniversário, ou dos backups da empresa. Mas ninguém guarda algo que não tenha o devido valor em sua vida.
Se houve algo que fez os dados se perderem, procure alguém que possa solucionar os problemas.
Conclusão
O HD externo basicamente é para armazenamento de dados, tanto de imagens, programas, quanto para backups, guardar vídeos entre outros. Eles são transportáveis com facilidade, pois tem pouco peso e oferecem bastante capacidade, escolhendo assim o usuário qual seja a sua necessidade, tanto de espaço quanto das marcas.
Ele funciona como HD normais com disco rígido, sendo sensíveis a impactos, quedas, líquidos, algum ambiente muito quente e entre outros problemas não citados no artigo.
Se alguém ou infelizmente ocorreu algum problema que houve perda de dados em seu HD externo, procure especialistas no assunto para te ajudar a recuperar os seus dados.