Entenda esse conceito e saiba economizar muito mais na sua conta de energia.
Economizar na conta de energia elétrica é uma meta para muitas famílias brasileiras. Afinal, com as taxas subindo, é preciso controlar cada vez mais o uso para manter as contas em dia. Você sabia que não precisa abrir mão do conforto para isso?
Você ainda pode ter a geladeira dos seus sonhos, o melhor ar-condicionado da loja e continuar economizando. Basta observar o nível de eficiência energética dos equipamentos. Entenda mais sobre o tema e veja como economizar mais.
Afinal, o que é eficiência energética?
Eficiência energética se refere à capacidade de usar menos energia para fazer algo e manter a qualidade de funcionamento. Ou seja: conseguir o mesmo efeito utilizando menos energia.
Um exemplo clássico disso são as lâmpadas: uma de tipo LED de 7W consegue fornecer a mesma iluminação que uma lâmpada incandescente de 60W. Usando o primeiro tipo, é possível economizar 53W por hora, gerando até 90% de economia na conta final. Além disso, a lâmpada de LED dura até 50 vezes mais tempo que a incandescente, oferecendo melhor custo-benefício de maneira geral.
Assim, quando se fala em eficiência energética, o mais importante é a otimização e melhor aproveitamento das fontes de energia, exigindo menos delas. No caso de um eletrodoméstico, por exemplo, um aparelho eficiente energeticamente é fabricado para demandar o mínimo possível de energia elétrica para funcionar.
Como saber se algo é energeticamente eficiente?
Encontrar as opções mais eficientes é sinônimo de economia de energia. Mas como fazer isso? O jeito mais fácil de saber se um produto tem boa eficiência energética é olhando o Selo Procel, aquele que ranqueia de A a E a quantidade de energia utilizada, informando também sua eficiência.
O selo é muito utilizado principalmente em eletrodomésticos e o interessante é optar sempre por aqueles com nota A, que significa que o produto tem eficiência energética, ou seja, gasta menos energia. Assim, na hora de comprar, é sempre importante ficar de olho nessas indicações.
O selo Procel foi criado pela Eletrobras no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica em 1985 e tem exatamente o objetivo de reduzir o uso de energia elétrica da população geral (evitando apagões, por exemplo), além de conscientizar o consumidor sobre isso.
Quais os principais benefícios de buscar eficiência energética?
Tanto a indústria quanto a população estão sempre em busca de ter eficiência energética. Mas os benefícios são reais? Vale a pena procurar por isso?
A eficiência energética impacta diretamente o bolso do cidadão brasileiro e, sendo assim, o maior benefício para os consumidores, claro, é economizar na conta de energia no final do mês. Ou seja: buscar itens que gastem menos sem abrir mão do conforto para a família.
O mesmo vale no caso da indústria. Ao utilizar máquinas e sistemas mais eficientes, consegue economizar na produção. Além disso, o setor é um dos que mais utiliza energia elétrica e, ao prezar pela eficiência, consegue usar menos da fonte, beneficiando a população geral ao sobrecarregar menos os sistemas.
Outro benefício claro é a contribuição para o meio ambiente. Isso porque todo o tipo de geração de energia causa algum tipo de impacto no meio ambiente e, quanto mais precisamos de eletricidade, mais hidrelétricas precisam ser construídas, assim como mais redes de transmissão, entre outros detalhes.
Isso quer dizer que quanto mais eficiência energética todos buscarem, melhor é possível controlar as sobrecargas dos sistemas, que são uma das causas dos aumentos de taxas e risco de suspensão de energia.
Como conseguir mais eficiência?
Algumas dicas podem ajudar na busca por mais economia e eficiência na energia elétrica de casa. Acompanhe:
- opte pelos produtos com selo Procel nota A;
- troque as lâmpadas da sua casa por opções mais econômicas e com melhor custo-benefício;
- tire da tomada aqueles eletrodomésticos que não utiliza tanto;
- feche portas e janelas ao ligar o ar-condicionado para auxiliar na redução da temperatura sem exigir tanta energia;
- mude a potência das geladeiras e freezers quando eles estiverem vazios ou no inverno;
- banhos mais rápidos também podem diminuir a conta de luz, já que os chuveiros gastam bastante energia.