Este é um conceito criado dentro da Indústria proposto recentemente por grandes organizações e implantado dentro das Indústrias. Mas e como entender O que é a Indústria 4.0?
Entre as tantas tecnologias de inovação, foram criadas novas alternativas para a automação industrial, controle e tecnologia da informação, startups, sendo aplicados ao processo de manufatura.
A partir de muitos processos criados pela Internet, os processos de produção tendem a ser cada vez mais atrativos. Além de sua eficiência, visam trazer economia para as empresas, como corte de custos com mão de obra, substituída pelas máquinas industriais.
O que significa e como está acontecendo esta nova revolução industrial
Este é um novo período dentro das indústrias, com soluções inteligentes e rápidas. São diversas as mudanças que irão ocorrer ainda por conta da Revolução da Indústria 4.0, com produtos manufaturados e que causaram impactos positivos no mercado, como facilidade para negociação mesmo à distância.
A Indústria 4.0 se diferencia em muito do que em comparação a última revolução, da terceira revolução industrial. Nesse período já houve um avanço da eletrônica, com sistemas robotizados. Mas quando a máquinas industriais e mesmo empresas físicas virtuais, isso é uma tendência que veio para ficar apenas nesta quarta revolução.
A primeira vez que o tema foi pronunciado em grande proporção foi na Feira de Hannover em 2011, na Alemanha. Após isso, foram feitos vários relatórios para colocar em prática a instauração das máquinas industriais e o processo da Indústria 4.0 nas empresas.
Máquinas Industriais
As máquinas Industriais se baseiam atualmente em reduzir os custos das empresas, tempo e diminuição de funcionários, que acabam tendo de ser bem remunerados e oferecidos muitos direitos segundo a previdência.
As máquinas industriais seguem o modelo de automatização, sendo que toda máquina é controlada por um processo robotizado. Através da tecnologia, é possível acompanhar todo o seu processo de desempenho, como evitar possíveis falhas. Isso não é possível através dos seus funcionários, sendo que não é possível controlar possíveis acidentes manuais.
Os dados são guardados no sistema de nuvem, podendo ser acompanhados em qualquer dispositivo com acesso ao Google Drive. Assim, é possível ter todos os detalhes das suas máquinas. Se o processo de Indústria 4.0 já é tendência, é de se imaginar quando teremos a quinta revolução industrial.
Os princípios da Indústria 4.0
São alguns princípios que são seguidos para denominar o que virá a acontecer e que definirão o futuro dos processos inteligentes nas próximas décadas.
A capacidade de produção em tempo real será ainda maior, com as informações de dados de forma instantânea. Isso permite que se tomem decisões mais rápidas do que nunca foram antes programadas.
Essa nova fase de processos industriais permite fazer simulações dos resultados das empresas tecnológicas com antecedência, através de softwares interligados a produção de todos os setores. O monitoramento remoto permite que os gestores tenham acesso a todas as informações prévias de seus colaboradores, bem como do desempenho dos aparelhos instalados no espaço de trabalho.
Mais orientação de serviços, sendo que agora até mesmo os arquitetos estão privilegiados com o avanço da Indústria. Esqueça as maquetes programadas a mão, agora todos os projetos podem ser feitos de maneira eletrônica. Isso conecta ainda mais o mundo virtual para o processo de urbanização, da construção de edifícios cada vez maiores e modernos.
Os pontos fortes e rígidos da Indústria 4.0
Essa é uma tendência real para os negócios, muito graças aos avanços da tecnologia, que comanda mais de 80% dos processos de acordos entre empresas no mundo atualmente.
Estamos cada vez mais aprofundados e conectados através da Internet Física. Através da rede podemos ter mais acessos a cada dia que passa de espaços físicos, ambientes, veículos e máquinas industriais. Isso permite a coleta de dados simultânea e que pode ser acessada por vários integrantes de uma mesma organização empresarial.
Outro ponto importante do processo de avanço da Indústria 4.0: A Segurança. Se antes tínhamos que ter muito cuidado em deixar algum documento guardado em gavetas ou bem colocados em um escritório, agora podemos deixar todos os processos e detalhes de nosso negócio armazenados na nuvem, livres de percas destes dados. Assim, também temos acesso a qualquer detalhe de máquinas e espaços físicos, evitando falhas que podem danificar os equipamentos.
A rastreabilidade industrial também está ganhando força nas empresas através da possibilidade de organizar as estratégias na rede e ter detalhes de onde estão as novas máquinas que forma encomendadas para a sua empresa.
Já é uma tendência que deve ser seguida, e empreendedores e novos empresários precisaram se adaptar aos detalhes da Revolução Industrial 4.0. Quem resolver não seguir as tendências, terá o dobro de dificuldades para avançar em relação aos concorrentes que investiram em mais tecnologia para o trabalho. E não sabemos até quando estaremos apenas na quarta fase de novos processos dentro da Indústria.