São Paulo, abril de 2021 – De maneira geral, os rolamentos são aplicados corretamente devem cumprir sem problemas a vida útil indicada pelo fabricante. Entretanto, algumas peças falham prematuramente devido a erros que podem ser evitados. Com a essência de prestação de serviços ao mercado, a NSK separou os problemas mais comuns nas superfícies dos rolamentos e como solucioná-los.
Primeiramente, é necessário conhecer as principais causas das falhas. Entres elas estão a montagem incorreta, manuseio inadequado, falta de lubrificação, entrada de partículas e a geração de calor anormal. Confira abaixo os exemplos de danos relacionados às superfícies dos rolamentos e o que pode ser feito para solucionar os problemas.
Descascamento
Pontos opacos ou nublados aparecem na superfície junto com o desgaste leve. A partir desses pontos sem brilho, pequenas rachaduras são geradas para baixo, até uma profundidade de 5 a 10 milímetros. Pequenas partículas também caem e pequenos flocos ocorrem amplamente.
Indicações:
- Selecione um lubrificante adequado
- Melhore o mecanismo de vedação
- Melhore o acabamento da superfície das peças de rolamento
Arranhadura
A arranhadura é um dano à superfície devido a pequenas convulsões acumuladas causadas por deslizamentos sob lubrificação inadequada ou condições operacionais severas. Danos lineares aparecem circunferencialmente nas superfícies da pista e dos rolos. Também ocorrem danos de forma cicloidal nas extremidades do rolo e também ocorre uma arranhadura na superfície da nervura.
Indicações
- Verifique o tamanho da carga
- Ajustar a pré-carga
- Melhore o lubrificante e o método de lubrificação
- Verifique a precisão do eixo e da carcaça
Manchas
Manchas são danos à superfície que ocorrem devido a uma coleção de pequenas convulsões entre os componentes do rolamento causadas por ruptura e / ou deslizamento do filme de óleo. O desbaste da superfície ocorre junto com a fusão.
Indicações
- Melhorar a pré-carga
- Melhorar a folga do rolamento
- Use um lubrificante com boa capacidade de formação de filme de óleo
- Melhore o mecanismo de vedação
Gaiola Danificada
Os danos na gaiola incluem: deformação, fratura e desgaste da gaiola; fratura de pilares de gaiola, deformação da face lateral, desgaste da superfície da bolsa e desgaste da superfície da guia.
Indicações
- Verifique o método de montagem
- Verifique as condições de temperatura, rotação e carga
- Reduza a vibração
- Selecione um tipo de gaiola diferente
- Selecione um método de lubrificação e/ou lubrificante diferente
Descaroçador
A superfície sem caroço possui um brilho opaco que aparece na superfície do elemento rolante ou na pista.
Indicações:
- Melhore o mecanismo de vedação
- Filtre completamente o óleo de lubrificação
- Use um lubrificante adequado
Desgaste
O desgaste é a deterioração da superfície devido ao atrito deslizante na superfície da pista, elementos rolantes, faces de extremidade do rolo, face da nervura, bolsos da gaiola, etc.
Indicações:
- Melhore o mecanismo de vedação
- Limpe a carcaça
- Filtre completamente o óleo de lubrificação
- Verifique o lubrificante e o método de lubrificação
- Evitar desalinhamento
Corrosão por contato
O desgaste ocorre devido ao deslizamento repetido entre as duas superfícies. A fricção ocorre na superfície de montagem e também na área de contato entre o anel da pista e os elementos rolantes. Corrosão por atrito é outro termo usado para descrever as partículas desgastadas de marrom avermelhado ou preto.
Indicações:
- Use um lubrificante adequado
- Aplicar uma pré-carga
- Verifique o ajuste de interferência
- Aplique uma película de lubrificante na superfície da montagem
Deslizamento
A fluência é o fenômeno nos rolamentos em que ocorre um deslizamento relativo entre as superfícies de montagem e, assim, cria uma folga entre elas. A fluência causa uma aparência brilhante ocasionalmente com pontuação ou desgaste.
Indicações:
- Verifique a interferência e evite a rotação
- Corrija o aperto da manga
- Estude a precisão do eixo e da carcaça
- Pré-carga na direção axial
- Aperte a face lateral do anel da pista
- Aplique adesivo na superfície de encaixe
- Aplique um filme de lubrificante na superfície da conexão
Ferrugem e corrosão
A ferrugem e corrosão do rolamento são cavidades nas superfícies dos anéis e dos elementos rolantes e podem ocorrer no passo do elemento rolante, nos anéis ou em toda a superfície do rolamento.
Indicações:
- Melhorar os mecanismos de vedação
- Estude o método de lubrificação
- Tratamento antiferrugem durante períodos de não funcionamento
- Melhore os métodos de armazenamento
- Melhore o método de manipulação
Para facilitar a solução de problemas, a NSK disponibiliza um aplicativo gratuito chamado Bearing Doctor, que ajuda a identificar e prevenir possíveis falhas nos rolamentos. O APP atende os sistemas Android e IOS com download gratuito nas plataformas App Store e Google Play.
Sobre a NSK
A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção. Da indústria ao setor automotivo, suas dezenas de soluções, peças e serviços fazem parte do dia a dia das pessoas. A empresa está no Brasil desde a década de 70, com fábrica instalada na cidade de Suzano, em São Paulo, e atende diferentes mercados com qualidade comprovada pelas certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001. Globalmente, soma mais de um século de existência, 64 fábricas em 13 países, 16 Centros Tecnológicos, sendo um deles localizado no Brasil, 118 escritórios de vendas
em 30 países e um total de 30,7 funcionários e um faturamento de 7.6 bi de dólares no FY19. Saiba mais em www.nsk.com.br.
Informações para imprensa
KB!COM | Comunicação Corporativa
11 4332.9808 | 99211.7420
Rogério Porto – rogerio@kbcomunicacao.com.br