Levantamento com os dados do ano da Fundação revela estabilidade na busca por financiamento nas graduações ao redor do Brasil
As instituições de ensino buscaram mais soluções financeiras para captação e continuidade da comunidade acadêmica em 2021, enquanto parcela de estudantes que utiliza o crédito educativo apresentou estabilidade no último ano. É o que revela o balanço anual da Fundacred, fundação sem fins lucrativos com atuação nacional no segmento de crédito educacional, que registrou aumento no número de graduações conveniadas ao redor do país. Hoje, mais de 21 mil pessoas contam com a Fundacred para seguir se capacitando no Brasil, dado similar ao registrado ao fim de 2020.
O anúncio do levantamento foi feito no dia 27 de abril, no Dia Internacional do Crédito Educativo, data que homenageia o colombiano Gabriel Betancourt Mejía, criador do modelo de financiamento estudantil que completaria 104 anos em 2022. Pioneira no país, a Fundacred reforça seu objetivo de contribuir com a sociedade ajudando na formação de milhares de estudantes e garantindo perspectivas positivas no crescimento da população brasileira.
De acordo com o balanço de 2021, a Fundacred fechou o ano com 271 instituições de ensino conveniadas em todo território nacional – um crescimento de 1,8% em comparação com 2020. A Fundação possui contratos ativos com estudantes nas cinco regiões do país, sendo: 12,7 mil no Sul; 9,6 mil no Sudeste, 5,5 mil no Nordeste; 1,1 mil no Norte; e 1,1 mil no Centro-Oeste. Nesta distribuição geográfica, destaca-se o aumento de 29,79% ocorrido no Nordeste, quando comparado ao ano anterior.
Assim como em 2020, o curso de Direito liderou as buscas por crédito educativo em 2021. A grande novidade é o significativo crescimento no financiamento de Enfermagem, que passou para 2ª colocação no ranking – trocando de posição com a Medicina, agora em 4º, enquanto a 3ª posição se manteve com a Psicologia. No mais, o top 10 da Fundacred envolveu os mesmos cursos do ano anterior, sendo completado por Odontologia; Medicina Veterinária; Administração; Fisioterapia; Biomedicina; e Arquitetura e Urbanismo.
A Fundacred oferece para o meio acadêmico o tradicional CredIES, crédito para diluir em mais parcelas graduação e pós; o CredTEC, voltado para os cursos técnicos; e o CredNEX, para o Ensino Médio. Além disso, disponibiliza soluções especiais como o CredIESMed, que hoje possibilita que 1.097 futuros profissionais da saúde sigam a graduação de Medicina, e o +MAISACESSO, que promove o crédito educacional sem a necessidade de um fiador e fechou 2021 sendo utilizado por 536 estudantes.
“Especialmente em meio à crise econômica e aos demais impactos da pandemia no ensino, as soluções de crédito educativo são cada vez mais importantes para evitar a evasão acadêmica e, mais do que isso, fomentar a captação de mais estudantes nas escolas e faculdades. Nesse cenário, nossa Fundação se posiciona como parceira de todo o setor educacional, pois seguimos permanentemente nos movimentando para viabilizar novas soluções que façam sentido aos dias de hoje e sejam vantajosas para todas as partes, instituições de ensino e estudantes”, afirma Nivio Delgado, diretor executivo da Fundacred.
Vestibular digital da Fundacred fecha primeiro ano em alta
Com o avanço da transformação digital potencializado pelo distanciamento social, a tecnologia se tornou imprescindível para o futuro das instituições de ensino. O mercado educacional passou a buscar ferramentas que atuem no mundo digital e entreguem valor aos seus clientes, com soluções flexíveis e práticas que ampliem o acesso ao nível superior por meio de processos seletivos seguros, modernos e, ao mesmo tempo, de simples operação. Pensando nisso, em 2021 a Fundacred disponibilizou gratuitamente para todas as IES conveniadas uma nova ferramenta de Vestibular Digital (VD), desenvolvida para atender as exigências do mundo contemporâneo e evoluir de acordo com a transitoriedade das necessidades do setor.
Com essas características, o Vestibular Digital foi bem recebido no mercado educacional em seu primeiro ano, pois materializa para os gestores um recurso tecnológico inovador e forte aliado para o sucesso da transformação digital na instituição. Segundo o balanço de 2021, a Fundação fechou o ano com dez IES utilizando a novidade, o que envolveu mais de dois mil inscritos na ferramenta. A expectativa de crescimento para 2022 é de ampliação já no primeiro trimestre deste ano, com o VD chegando a 25 instituições de ensino.
Martha Becker Connections
Daniel Rodrigues
daniel@marthabecker.com.br
Fone/Whats: (51) 99979-0261