A empresa de inteligência de dados para saúde, conta com mais da metade de mulheres em seus cargos de liderança
Joinville, março de 2023 – A presença feminina no mercado de trabalho tem sido um tema cada vez mais recorrente nas discussões públicas. E no setor da saúde, essa presença é ainda mais expressiva, segundo dados do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). As mulheres representam cerca de 65% dos mais de seis milhões de profissionais que atuam na área, tanto no setor público quanto no privado.
A Weknow Healthtech, empresa que cria soluções de inteligência de dados para o mercado de saúde, também acompanha essa tendência de contar com a força feminina. Em seus cargos de liderança, as mulheres ocupam 8 dos 15 espaços de gerência, sendo a maioria.
“Em nossa empresa, a presença feminina nas posições de liderança é uma realidade, e estamos muito orgulhosas disso. As mulheres trazem uma força e uma perspectiva únicas para a equipe, e fazem toda a diferença na empresa. Além disso, acreditamos que a igualdade de gênero é fundamental para o sucesso do negócio e para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos”, comenta Flavia Petry, Head de Marketing da Weknow Healthtech.
No total, são 8 as mulheres que ocupam o cargo de gerência, que tomam decisões em prol da companhia. Estas, que vão desde por desenvolver estratégias de marketing para promover a empresa e seus produtos, até detalhes de desenvolvimento de software e sua implantação, ensino, sucesso do cliente e conteúdos ao mercado.
Além de contar com a tomada de decisão sendo de maioria feminina, a empresa também passou por sua primeira prova de conceito ao Mercado da Saúde com sua co-fundadora. Josiani Sofiatti, na ocasião atuando como consultora de implantação Weknow, realizou a primeira instalação com resultados imediatos de indicadores que comprovam o fato de quanto a empresa vinha a contribuir com as instituições.
“A primeira prova de conceito que colocamos à disposição no mercado, comprovando de fato seus resultados, foi um hospital regional que tem uma grande percentual de serviços no apoio à saúde da mulher e a obstetrícia e ginecologia em especial. Então ter essa oportunidade, sendo mulher, foi muito importante para comprovar nossa empatia, responsabilidade e eficiência”, afirma Josiani.
A força feminina não para apenas nas colaboradoras da Weknow Healthtech, mas passa também por seus clientes. “Nossa sociedade está em constante movimento por direitos. E tem garantido a nós, mulheres, estarmos onde queremos. Essa tem sido uma fala recorrente em diversas campanhas, mas aqui, no Cynthia Charone, isso não é uma fala. Isso é uma prática. 60% dos nossos colaboradores são formados por mulheres, inclusive em cargos de direção. E isso nos enche de orgulho”, ressalta Ana de Sá, Gestora do Cynthia Charone.
Para 2023 a Weknow Healthtech estima expandir seus números e enxerga nas mulheres um destaque no mercado de saúde, especialmente no setor de inteligência de dados, graças às suas características de pensar de forma diversa, criatividade para cumprir as demandas e renovação constante de conhecimento para solucionar tarefas. Essas habilidades são altamente valorizadas, o que demanda uma abordagem sempre dinâmica e inovadora.