Por Letícia Missali, Gerente de Marketing para a América Latina da Dynatrace
Estamos próximos a uma das datas que mais movimenta a economia brasileira, o Natal. É fundamental que as empresas se antecipem e implementem mecanismos de monitoramento em seus sites para que possam atender aos consumidores de forma eficaz, proporcionando experiências únicas e especiais.
Para que isso aconteça é necessário ter uma solução que identifique automaticamente todo o portfólio de serviços/produtos e que registre os pedidos exatamente como foram solicitados pelos clientes. Além disso, todas as ações realizadas no ambiente on-line precisam ser monitoradas para proporcionar segurança tanto para a marca como para os consumidores. Oferecer qualidade e agilidade no ambiente virtual são pré-requisitos para o sucesso dos negócios.
Em uma era tão conectada como a nossa, existe cada vez mais a necessidade de uma abordagem focada no consumidor para monitorar, analisar e otimizar sua experiência com uma visão aprimorada de cada jornada de compra. Oferecer uma experiência satisfatória ou que supere a expectativa dos clientes deve fazer parte da missão das organizações.
Fidelizar e, mais do que isso, conquistar a lealdade de um cliente é um caminho que deve iniciar no seu primeiro contato com a empresa. Sendo assim, ao tratar de transações de negócios em um ambiente virtual, é fundamental que as regras implementadas em seu site sejam executadas com perfeição. Para conquistar o sucesso em um negócio on-line é necessário que o site cumpra importantes diretrizes como, por exemplo, ter facilidade de navegação, ser intuitivo e rápido de carregar, permitir visualização 3D de produtos, descritivo completo dos produtos e sistemas que agilizem a coleta de dados, assim como, a finalização da compra.
O primeiro passo para monitorar uma transação de negócios é criar regras de nomeação de solicitação avançada na Web com condições que definam como a transação será acompanhada. De acordo com as regras implementadas é possível que cada produto seja monitorado de forma personalizada. Também há a possibilidade de implementar regras para rastreamento e direcionamento de produtos para clientes com determinadas características.
Definir um conjunto de condições que representem os critérios de sua transação de negócios é essencial na Internet, pois todos os pedidos que correspondam a esses parâmetros podem ser nomeados e monitorados de forma padronizada com a ajuda da tecnologia.
Para operar uma plataforma de comércio eletrônico é necessário, por exemplo, disponibilizar uma solução que não apenas gerencie incidentes, mas que acompanhe a jornada do cliente de ponta a ponta. O desafio é despertar a atenção do público que tem acesso a milhares de portais, inclusive de concorrentes, para fazer suas compras. Sendo assim, na hora de planejar e disponibilizar um site, todos os parâmetros tecnológicos precisam ser estudados e otimizados por técnicos no assunto e, principalmente, com uso de programas específicos.
Com o uso da tecnologia, todos os dados monitorados podem ser usados como fontes para gráficos personalizados em seu painel de controle. Assim, é possível extrair dados customizados para visualizar, por exemplo, quais os produtos são os mais vendidos naquele momento, qual a região com o maior volume de vendas, quais as ofertas mais acessadas, em qual área do site houve maior desistência dos internautas e todos os dados necessários para melhorar as estratégias de negócio.
Pesquisa independente realizada globalmente com mais de 1.200 profissionais de TI e negócios alerta que profissionais de e-commerce perdem 652 horas por ano ou mais que 2,5 horas a cada dia útil para solucionar problemas no ambiente on-line. Assim, as organizações encontram obstáculos na performance digital uma vez a cada cinco dias.
Com a tecnologia de monitoramento das transações de negócios é certo que as empresas terão um Natal seguro e proporcionarão experiências positivas aos seus clientes. Basta que os lojistas e as marcas se preparem para explorar o ambiente digital de forma inteligente!