Modernização no Siarco causa demora na JCDF

Modernização no Siarco causa demora na JCDF

A Junta Comercial do Distrito Federal está passando por mudanças. A novidade é a modernização do Sistema Integrado de Registro Mercantil (Siarco). A ferramenta é utilizada em praticamente todas as Juntas do País e responsável pela realização de todos os serviços referentes ao registro de empresas, do protocolo à digitalização.

Para os usuários dos serviços da JCDF, que reclamam dos problemas causados pela modernização, a recomendação feita pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Distrito Federal (Sescon/DF) é de cautela e muita calma.

“Temos conhecimento dos problemas enfrentados [demora e falta de informações sobre os processos] e debatemos com quem é de direito resolver. Entretanto, será preciso de um tempo de adequação às novidades, assim, futuramente teremos um sistema mais seguro e dinâmico para nos atender”, explicou Cláudio Júnior, presidente do Sescon-DF, ao deixar a reunião, nesta última terça-feira, (20), com o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), João Elias Cardoso.

De acordo com Cardoso, a nova versão do Sistema vai facilitar os processos internos de registro, gerando, consequentemente, mais agilidade e qualidade no atendimento aos empresários. “O objetivo é melhorar as aplicações, tornando-as mais práticas e fáceis, porque serão totalmente via navegador de internet”, define.

Para simplificar o processo, serão extintas exigências burocráticas e harmonizadas as exigências legais. Para reduzir os custos e prazos, serão eliminados pontos críticos e implantados processos que utilizem tecnologia da informação. O Processo “zero erro” reduzirá o re-trabalho. A eficiência e eficácia serão maiores com a integração de processos operacionais, e a capacitação dos funcionários e integração dos cadastros na JCDF trará maior satisfação ao usuário.

“Com este novo sistema esperamos que haja uma maior integração de informações entre a Junta e o cidadão. No casso de nossos associados, vamos lutar pelo tratamento diferencial que sempre oferecemos”, atesta Cláudio.

O SIARCO

É uma ferramenta eletrônica que concentra informações de pessoas jurídicas, facilitando o processo de pesquisa e levantamento de dados. Podem ser consultados diferentes dados de uma empresa, como filiais, concessionárias, sócios e titulares, administradores, representantes legais, participação em outras empresas, antecessoras/sucessoras, sócios anteriores e bloqueios.

A proposta beneficia o usuário que passa a saber em qualquer lugar, desde que tenha acesso a internet, informações da exigência do processo. E pode vir à Junta Comercial com a exigência cumprida. Tudo isso através do site da JCDF.

Deixe uma resposta