Minoxidil é um medicamento utilizado inicialmente para o tratamento da hipertensão arterial que, em seguida, mostrou-se muito eficaz no tratamento da queda de cabelo e calvície.
Na década de 70, o minoxidil foi prescrito como uma droga oral para o tratamento da pressão alta. Logo depois, os médicos observaram o crescimento capilar em pacientes carecas.
Quando falamos de Minoxidil, estamos falando do tratamento tópico mais eficaz para parar a queda de cabelo. É por isso que milhões de pessoas que sofrem de alopecia androgenética usam-na para acabar de uma vez por todas com o progresso de seu problema capilar.
Veja aqui para que serve o Minoxidil, como aplicá-lo e quão eficaz ele é.
O que é e para que serve o Minoxidil?
O Minoxidil é um vasodilatador que era utilizado para o tratamento da hipertensão arterial, mas que hoje é um famoso tratamento de alopecia androgênica ou calvície.
Isso se deve justamente ao seu efeito vasodilatador, que irriga o couro cabeludo e também a raiz do folículo, promovendo o crescimento capilar e fortalecendo os folículos mais fracos do couro cabeludo.
Pouco depois de ser administrado a pacientes com hipertensão e problemas renais, houve aumento de pelos corporais e pelos faciais em homens, e seu uso foi acompanhado por um aumento no fenômeno da hipertricose em algumas mulheres.
Foi então que foi descoberto que esse efeito colateral poderia abrir caminho para o estudo e procurar um tratamento preciso para combater a calvície. Algo que até então não tinha sido alcançado.
Minoxidil 5% agora é recomendado para parar a queda de cabelo.
O remédio é aplicável tanto para homens quanto para mulheres e está se tornando cada vez mais popular.
Como funciona o minoxidil?
O efeito positivo do minoxidil no crescimento capilar já foi confirmado em diversos estudos. Ao contrário de seu uso na pressão alta, é aplicado como espuma, gel ou solução diretamente nas áreas “carecas” do couro cabeludo. Mas como funciona exatamente?
O mecanismo exato de ação do minoxidil em relação ao crescimento capilar ainda não foi totalmente esclarecido. No entanto, sabe-se que a substância tem um efeito vasodilatador no corpo humano.
Esta circunstância sugere que o minoxidil melhora assim o fornecimento de nutrientes para as raízes capilares e, assim, para a queda de cabelo e promove o crescimento capilar.
Além disso, a substância pode encurtar a “fase de repouso” no ciclo capilar. O cabelo vem mais rápido na fase de crescimento e o crescimento capilar é estimulado.
Quem pode usar Minoxidil?
A eficácia particular da substância foi encontrada em homens entre 18 e 49 anos com uma área de couro cabeludo careca de 3 a 10 cm de diâmetro. Nesses casos, a probabilidade de estabilizar o curso da alopecia é maior.
Relata-se que a queda de cabelo foi interrompida com sucesso em até 80% dos usuários desta classe.
Mas mesmo nas mulheres, o ingrediente ativo pode parar o afinamento do couro cabeludo difuso e prevenir a calvície.
Efeitos do minoxidil: pode parar a queda de cabelo?
Minoxidil tem sido usado para tratar queda de cabelo por mais de 30 anos. A loção afeta as células foliculares, promovendo o crescimento capilar e reduzindo a queda de cabelo.
Estudos têm mostrado um aumento impressionante no crescimento capilar em pacientes com alopecia androgenética. Os resultados foram ainda melhores com uma formulação de 5%.
Às vezes, nota-se um aumento do cabelo em áreas não tratadas (hipertricose).
Um poderoso vasodilatador
Minoxidil é de fato um poderoso vasodilatador para abrir canais de potássio. Esses canais de potássio formam poros através de membranas celulares, que são sensíveis a moléculas de potássio.
Alguns estudos sugerem que a atividade desses canais é necessária para o crescimento capilar através do ciclo capilar; Isso explica por que o minoxidil pode desempenhar um papel importante na proliferação celular em um estágio inicial da calvície.
Absorção pelo couro cabeludo
Do ponto de vista da absorção, cerca de 1,4% do minoxidil é absorvido através de um couro cabeludo normal.
O aumento da absorção está correlacionado com vários fatores, incluindo a concentração da solução, a frequência de aplicação ou a influência relacionada à a camada mais externa da epiderme.
Minoxidil 5%: Como usar e duração da aplicação
A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia aplicando 1 ml do produto no couro cabeludo, procedimento deve ser feito regularmente.
Após o uso, não é necessário massagear o couro cabeludo. A absorção de minoxidil é de cerca de 50% após uma hora, depois 75% após 4 horas.
É absolutamente necessário evitar o uso de quantidades maiores do que as recomendadas e/ou aumentar a frequência de uso, pois pode favorecer efeitos colaterais.
O uso de minoxidil para sobrancelhas e barba
Minoxidil também é eficaz para o crescimento da sobrancelha e crescimento da barba.
A densidade e o diâmetro das sobrancelhas e barba também podem aumentar significativamente.
Pelos de barba e queixo são muitas vezes um símbolo de masculinidade e uma maneira de harmonizar o rosto. É, portanto, comum homens sem barba usarem minoxidil para deixar um aspecto mais bonito.
Seja nas sobrancelhas ou na barba, o uso de minoxidil é, portanto, seguro e benéfico.
Contraindicações para tomar Minoxidil
As contraindicações são voltadas principalmente para pacientes alérgicos à substância ativa, pacientes gestantes ou lactantes e pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca e arritmias.
É contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes. Minoxidil tem poucas contraindicações.
Quais são os principais efeitos colaterais do Minoxidil?
O minoxidil é um tratamento seguro, no entanto se usado de maneira incorreta pode causar alguns efeitos colaterais.
- Crescimento de cabelo em outras partes do corpo;
- Coceira;
- Descamação do couro cabeludo;
- Leve perda de cabelo nas 2 primeiras semanas;
- Dor de cabeça.
Onde comprar Minoxidil?
O minoxidil 5% pode ser comprado sem prescrição médica, você pode encontrar Minoxidil em forma de gel, spray ou loção na Físico Farma, são diversas opções com ofertas.
O minoxidil 5% da Físico Farma é testado e comprovado, e segue um padrão de alta qualidade, que pode efetivamente auxiliar no combate da queda e crescimento capilar. O site disponibiliza todas as informações necessárias dos produtos para que você tire todas as suas dúvidas.
Conclusão
Inúmeras pessoas buscam tratamentos eficazes para acabar com a queda de cabelo. Minoxidil é sem dúvida o mais popular de todos.
Seu baixo custo e segurança fazem dele um tratamento que vale a pena experimentar.
Como em todos os tratamentos, quanto mais cedo você começar, melhores resultados tendem a ser.
Por isso não perca tempo, comece já seu tratamento.