Responsável por recrutar e desenvolver talentos, desde o início da pandemia o setor de RH sentiu a necessidade de buscar alternativas para dar continuidade às atividades, encontrando nas startups ferramentas e soluções tecnológicas ágeis que possibilitasse a realização das demandas remotamente. Só pra se ter uma ideia, existem centenas de empresas com vagas abertas e cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país, segundo o IBGE.
A JobConvo (www.jobconvo.com) – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial – é um exemplo de RH Tech que caminha aliado com as movimentações do setor e passou a investir cada vez mais em tecnologia e aperfeiçoamento de seus processos, a fim de propor soluções eficazes que melhoram a experiência do recrutador e do candidato.“O mercado precisou se adaptar à nova realidade imposta ao dia a dia das empresas, tivemos que pensar além e encontrar oportunidades de mostrar ao setor a importância de investir em tecnologia e automação de processos”, comenta Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo.
Para atender o mercado, a empresa olhou para dentro de casa e aperfeiçoou sua inteligência artificial, o que gerou uma economia anual de R$ 100 mil para o caixa da startup. “Nosso algoritmo é desenvolvido para ser isento de vieses tendenciosas, focando apenas nas características técnicas exigidas pela vaga, o que torna o processo mais democrático para todos os candidatos”, explica Bahia.
As ações funcionaram e a empresa viu o número de testes digitais crescer 553%, dentro da plataforma. O número de profissionais que estão buscando emprego pela internet também cresceu 160%, na comparação com o ano anterior. Já as contratações digitais, realizadas pela JobConvo, cresceram 150% durante o ano passado. “Contribuímos para a transformação do mercado e o impacto positivo que essas mudanças trazem à vida dos profissionais”, explica. “Trabalhamos constantemente para que a vida das pessoas aconteça de forma mais produtiva e prazerosa”, finaliza.
Fundada em 2013 por Ronaldo Bahia, a JobConvo nasceu com a missão de facilitar e otimizar o tempo do profissional de RH, otimizando 40% do tempo e dos custos, e democratizar os processos de seleção e admissão dos candidatos. Desde a sua fundação, a empresa participou do programa de aceleração de startups Startup Chile e atingiu o break-even em 2016. A empresa atende empresas de grande porte como Adecco, Deloitte, HCOR, Petz, MVR. Para 2021, a empresa passa a incluir o serviço de BI (Business Intelligence) na plataforma – com a coleta, organização, análise e monitoramento de informações para tornar o recrutamento ainda mais estratégico.