Mercado de emagrecimento no Brasil: entenda os números

Mercado de emagrecimento no Brasil: entenda os números

A quantidade de pessoas que incluíram em sua rotina o objetivo de emagrecer aumentou, segundo um estudo publicado no periódico JAMA Network Open. Para se ter uma ideia, a taxa cresceu 8% entre 1999 e 2016. De lá pra cá, o mercado de emagrecimento sofreu muitas transformações.

Com a mudança no estilo de vida, os brasileiros buscam alternativas que não prejudicam a saúde para alcançar o seu objetivo. Com isso, o mercado de alimentação saudável não para de crescer. Em média, ele movimenta US$ 35 bilhões anualmente no país.

A pandemia causada pelo novo coronavírus também foi responsável pelo aumento do consumo dos alimentos saudáveis. Em 2020, a venda desses produtos atingiram R$ 100 bilhões no país, de acordo com um estudo divulgado pelo Euromonitor Internacional.

Oportunidades no mercado de emagrecimento

Uma das principais vantagens do mercado de emagrecimento no Brasil é que existem várias oportunidades para o empreendedor. É possível investir na alimentação vegana, sem glúten, vegetariana e fitness.

A área do veganismo, por exemplo, já está mudando o mercado do Distrito Federal, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel-DF), Beto Pinheiro. Segundo Pinheiro, a procura da população para esse tipo de produto aumentou nos últimos anos.

Outras alternativas

O mercado do emagrecimento não se resume apenas à alimentação. O programa Vigilante do Peso entrevistou, por e-mail, 1512 pessoas de várias partes do Brasil. Elas responderam quais são as técnicas mais utilizadas para emagrecer. É um ótimo panorama para entender como está o cenário no país. O questionário foi respondido por associados e ex-associados do Vigilantes.

  • Procedimentos estéticos;
  • Acompanhamento com endocrinologista;
  • Remédios para ansiedade ou para ajudar no emagrecimento, como o orlistat;
  • Reeducação alimentar;
  • Dietas restritivas;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Laxante;
  • Reeducação alimentar e treinos;
  • Rotina de exercícios físicos;
  • Jejum intermitente.

Motivos para empreender

Além da possibilidade de trabalhar com o que gosta, o empreendedor no Brasil garante outros benefícios, como: liberdade e flexibilidade de horários, conquista a instabilidade financeira, causa um impacto positivo na vida das pessoas, deixa um legado e a possibilidade de virar referência na área.

Sabemos que é necessário ter muita disciplina e foco. Porém, vale a pena o esforço para garantir esses benefícios.

Dicas para o empreendedor

Empreender na área da saúde não é uma tarefa fácil. No entanto, existem algumas alternativas para melhorar os seus resultados. As mais conhecidas são: invista no Marketing de Conteúdo, fique próximo do seu público, invista em tecnologia para automatizar as tarefas, aposte em ações sustentáveis, entre outros.

Ao lidar com esse mercado, o empreendedor deve ser uma pessoa paciente e disposta a ajudar outras pessoas. Geralmente, é um público com autoestima baixa e que procura alternativas para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Muitas vezes já passaram por vários procedimentos e não alcançaram o resultado desejado. Por isso, estude o perfil dos pacientes para ter sucesso na área.

O mercado de emagrecimento em nosso país sempre sofre alterações. É fundamental acompanhá-lo com frequência para garantir um diferencial competitivo em sua área.

Após descobrir os números do mercado de emagrecimento no Brasil, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas essenciais para o sucesso do seu negócio.